24 de fevereiro de 2021

Coleta Seletiva – Teófilo Otoni

Texto escrito pela aluna Emanoele Louani Martins Cordeiro     


Figura 01: Selo Sustentável – Teófilo Otoni

Fonte: https://www.instagram.com/p/CB02qqmA0Va/

    No Brasil somente 1,4% do lixo produzido é reaproveitado; poucos municípios que tem o serviço de coleta seletiva e fazem o descarte correto dos resíduos produzidos pela população. A coleta seletiva determina o descarte separado em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. 

22 de fevereiro de 2021

Energia Solar e Eólica

    Texto escrito pela aluna Ester Cordeiro dos Santos 

    A energia solar é caracterizada pela conversão de energia térmica proveniente da luz solar em energia elétrica. Os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.

18 de fevereiro de 2021

Áreas de Proteção Ambiental e suas principais características

     Texto escrito pela aluna Eliza Cristina Souza da Silva

    O Brasil é um país que possui uma enorme biodiversidade, apresentando espécies únicas. Para cuidar dessa biodiversidade foram criadas as Unidades de Conservação (UCs) que são áreas naturais que devem ser protegidas devido as suas características especiais. Elas possuem grande relevância ambiental, com um enorme patrimônio biológico, abrigando inúmeros ecossistemas, sendo habitat de diversas espécies animais e vegetais. Proteger as espécies ameaçadas de extinção e contribuir para a preservação e a restauração da diversidade desses ecossistemas naturais são objetivos dessas unidades de conservação.

16 de fevereiro de 2021

Conheça os biomas brasileiros

 


Texto escrito pelo aluno Daniel Ferreira Sgrancio

    O Brasil, que devido à sua extensão territorial (8,5 milhões de metros quadrados) é considerada um país continental o seu e uma das maiores biodiversidades do mundo. Além disso, possuem as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda resta.

    Esse conjunto de vida vegetal e animal são chamados de bioma e de acordo com o IBGE ele é constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional com condições de geologia e clima semelhantes e que historicamente sofreram os mesmos processos de deformação da paisagem, resultado em uma diversidade de flora e fauna própria.

    No Brasil, há seis tipos de biomas continentais sendo eles:

  • ·         Amazônia
  • ·         Cerrado
  • ·         Caatinga
  • ·         Mata Atlântica
  • ·         Pantanal
  • ·         Pampa


   O Bioma Amazônia é considerado o maior bioma brasileiro e a maior reserva de diversidade biológica do mundo, ele ocupa quase metade do território brasileiro.

    Ele ocupa espaço nos seguintes  Estado: Acre, Amapá, Amazonas, Pará Roraima, parte de Rondônia, mato grosso, Maranhão e Tocantins.

    O clima presente nesse bioma é o clima quente e úmido, com isso sua vegetação é é densa com árvores de grande porte caracterizando a floresta amazônica. Nelas são encontradas mais de 45 mil espécies de plantas e animais sendo exemplo de alguns animais: Sapo-de-chifre-da- Amazônia, Tracajá, Cobras Cascavel, etc.

    Já o cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil ele está presente nos seguintes Estados: Maranhão, Distrito Federal, Goiás Mato Grosso do Sul Minas Gerais e Tocantins e ocupam também pequenas áreas de outros seis  estados.

    Sua vegetação é caracterizada por árvores de troncos retorcidos gramíneas e arbustos.  É considerada a savana mais rica do mundo em termos de biodiversidade e as nascentes dos três maiores bacias hidrográficas  da América do Sul se encontram nesse bioma, são elas: Bacia Amazônica Bacia do Rio São Francisco e Bacia da Prata.

     A fauna desse bioma é riquíssima e contam com diversas espécies, pesquisadores apontam cerca de 320.000 espécies sendo alguns exemplos Anta, Tamanduá Bandeira, Lobo guará, etc. Já alguns exemplos de flora são ipê amarelo, cedro-rosa assa-peixe entre outras.

    Nesse cenário a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ele que ocupa grande parte da região nordeste do país. Ela abrange os estados do: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Além disso, há presença desse tipo de bioma em pequenas partes dos estados do Maranhão e de Minas Gerais.

     O clima típico  é o semiárido, localizado no sertão nordestino, a caatinga apresenta uma vegetação arbustiva de médio porte, com galhos retorcidos e folhas adaptadas para os períodos de secas. Os cactos são característicos da Caatinga.

    O relevo característico desse bioma é os planaltos e as depressões característica que impede a passagem de nuvens  tornando a região seca, com isso estudo indicam que grande parte da fauna presente nesse estudo são endêmicas ou seja só é encontrada naquele local são exemplos águia chilena , arara-azul-de-lear, calango-de-causa-verde, etc.

    Outro  bioma é o pantanal, e é considerado o de menor extensão territorial do país, ele  abrange dois estados brasileiros: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Se expande ainda a uma pequena parte da Bolívia e do Paraguai.

     O clima predominante é tropical continental com altas temperaturas e chuvas, de verão chuvoso e inverno seco.

    A vegetação do pantanal é marcada pelas gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos. O nome desse bioma remete às regiões alagadiças presentes, ou seja, os pântanos. O Pantanal, chamado de “reino das águas”, desempenha um importante papel na conservação da biodiversidade visto que designa um enorme reservatório de água doce o qual garante a riqueza e o equilíbrio ambiental desde a preservação das espécies, conservação do solo e estabilização do clima.

    Sem espanto, o desmatamento para a construção de pastagens e a atividade agropecuária, tem sido os principais fatores para a destruição de diversos habitats e consequentemente da diminuição ou desaparecimento de determinadas espécies.

    O Pantanal foi avaliado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera

    Os animais presente nesse bioma são Tuiuiú, Anta, Quati, Tatu-canastra, Piranha, Pintado,etc

    O relevo característico dessa região é o planalto. Ele é composto por uma região de planaltos que pode atingir, em média, 700 metros de altitude. Essa elevação ao redor do bioma é a responsável pelas nascentes dos vários rios pantaneiros. Entretanto, o Pantanal propriamente dito possui altitudes que não ultrapassam 120 metros.

    Por ultimo temos o  pampa que é o único bioma brasileiro presente somente numa unidade federativa sendo assim o menor bioma brasileiro  Ele está presente em mais da metade do território do Rio Grande do Sul já no exterior, pertence a uma parte do Uruguai e da Argentina. Ele serve como pastagens naturais para vários animais.

    De origem quéchua (língua indígena da América do Sul), o termo “pampa” significa região plana.

    O clima é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.

    Com isso, seu relevo caracterizado como planícies é constituído de amplas áreas de pastagens, onde se desenvolvem grandes rebanhos.  Os animais presente nesse bioma são: Gato do pampa, Jaguatirica, onça-pintada entre outros.

- Referências: 
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/
https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/amp/
https://www.todamateria.com.br/animais-do-pampa/
https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html#:~:text=Em%20nosso%20pa%C3%ADs%20podemos%20encontrar,%2C%20Caatinga%2C%20Pampa%20e%20Pantanal.
https://m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/geografia/biomas-brasileiros.htm
https://www.ibflorestas.org.br/bioma-amazonico#:~:text=Comp%C3%B5em%20o%20bioma%20Amaz%C3%B4nia%20plan%C3%ADcies,(terrenos%20com%20superf%C3%ADcie%20elevada).
https://www.google.com/amp/s/netnature.wordpress.com/2012/04/28/caatinga-o-ecossistema/amp/
 https://www.estudokids.com.br/bioma-pantanal-localizacao-caracteristicas-fauna-e-flora/amp/
https://br.pinterest.com/vitoriasousamae/biomas-brasileiros-pampa/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:CAATINGA_bioma_brasileiro.jpg
https://jus.com.br/artigos/64662/unidades-de-conservacao-como-instrumento-de-gestao-ambiental-para-a-preservacao-do-bioma-cerrado
https://www.connectas.org/amazonia-libre-de-grandes-hidroelectricas/
https://twitter.com/_renaum/status/1305228169671249930/photo/1

11 de fevereiro de 2021

Reciclagem

     Texto escrito pela aluna Daniele de Jesus Machado

    A crescente industrialização e desenvolvimento econômico vieram acompanhados do aumento do lixo e da alteração da sua composição, passando ter uma maior quantidade de elementos de difícil degradação. No entanto, por meio de processos de reciclagem, o impacto ambiental desses resíduos pode ser minimizado. 

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto. É importante não confundir o conceito de reciclagem com reutilização, visto que na reutilização não há transformação do material em um novo produto. 

Figura 01- Símbolo da reciclagem 


No Brasil é produzido cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Quando os mesmos são misturados, somente 1% destes resíduos podem ser reaproveitados. Já quando ocorre a separação correta desse material, o aproveitamento chega ser em torno de 70%. 

    Os benefícios proporcionados pela reciclagem são diversos, tanto para o meio ambiente, quanto para área socioeconômica. O processo de reciclagem contribui de maneira significativa na diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados pelos resíduos no meio ambiente, como a poluição do solo, água e ar. Além disso, a reciclagem reduz a retirada de matérias primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos, colabora com a limpeza e saúde pública e gera empregos.

Como reciclar?

    Existem diversas formas de destinar seu lixo para reciclagem. Em princípio, se o produto for reciclável (papel, plástico, vidro e metal), basta descarta-los de forma correta nos certos de lixos apropriado. 

Figura 02- Coleta Seletiva


     Porém, nem todos os bairros possuem o serviço de coleta seletiva e diversas vezes o descarte é feito por meio de postos independentes. Em outras ocasiões, a prefeitura municipal fica encarregada desse serviço.

    Mesmo que você saiba que um item pode ser reciclável (por conta das informações da embalagem), isso não significa que ele será efetivamente reciclado. Portanto, é muito importante reduzir sua quantidade de resíduos, sempre que puder, evite o uso de embalagens ou use produtos com a embalagem reutilizada. 

- Referências: 

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902012000200010&script=sci_arttext

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/brasil-gera-79-milhoes-de-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano

https://www.ecycle.com.br/3705-politica-nacional-de-residuos-solidos-pnrs.html

https://pixabay.com/vectors/recycle-green-earth-environment-29227/

https://www.ecycle.com.br/2046-reciclagem#:~:text=Reciclagem%20%C3%A9%20o%20processo%20em,de%20Res%C3%ADduos%20S%C3%B3lidos%20(PNRS)



9 de fevereiro de 2021

4 de fevereiro de 2021

O lixo e a pandemia de coronavírus

     

    Texto escrito pela aluna Anna Carolina de Souza Santos

    A pandemia do covid-19 gerou uma mudança imensa na rotina de todos. Pelo fato de o vírus se espalhar facilmente em locais com aglomerações, as pessoas precisam ficar em casa. Dessa forma, muitas escolas e universidades adotaram o ensino à distância e muitas empresas estão se valendo pelo home office, termo estrangeiro que significa trabalhar de casa. Até as compras são feitas pela internet, para que as pessoas não precisem sair. Os serviços de entrega se popularizaram bastante. Quando as pessoas precisam sair, há dois itens indispensáveis: máscara e álcool em gel. Mas todo material tem um tempo de vida, e com estes dois não seria diferente. Algumas máscaras são usadas apenas uma vez, outras podem ser lavadas algumas vezes antes de serem descartadas. E quando acaba o álcool em gel, muitas vezes o recipiente vai para o lixo.

2 de fevereiro de 2021

02 de fevereiro Dia Mundial de Zonas Úmidas

Texto escrito pela aluna Ângela Silva Coelho

    No dia 2 de fevereiro comemora-se internacionalmente o Dia Mundial das Zonas Úmidas. Assinada em 1971 a Convenção sobre Zonas Úmidas também conhecida por “Convenção de Ramsar” por ter sido adotada na cidade iraniana de Ramsar entrou em vigor em 1975, visando a cooperação internacional, incentivando as ações nacionais para promover uma gestão racional e sustentável das zonas úmidas.