Texto escrito pela aluna Daniele de Jesus Machado
A crescente industrialização e desenvolvimento econômico vieram acompanhados do aumento do lixo e da alteração da sua composição, passando ter uma maior quantidade de elementos de difícil degradação. No entanto, por meio de processos de reciclagem, o impacto ambiental desses resíduos pode ser minimizado.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto. É importante não confundir o conceito de reciclagem com reutilização, visto que na reutilização não há transformação do material em um novo produto.
Figura 01- Símbolo da reciclagem
No Brasil é produzido cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Quando os mesmos são misturados, somente 1% destes resíduos podem ser reaproveitados. Já quando ocorre a separação correta desse material, o aproveitamento chega ser em torno de 70%.
Os benefícios proporcionados pela reciclagem são diversos, tanto para o meio ambiente, quanto para área socioeconômica. O processo de reciclagem contribui de maneira significativa na diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados pelos resíduos no meio ambiente, como a poluição do solo, água e ar. Além disso, a reciclagem reduz a retirada de matérias primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos, colabora com a limpeza e saúde pública e gera empregos.
Como reciclar?
Existem diversas formas de destinar seu lixo para reciclagem. Em princípio, se o produto for reciclável (papel, plástico, vidro e metal), basta descarta-los de forma correta nos certos de lixos apropriado.
Figura 02- Coleta Seletiva
Porém, nem todos os bairros possuem o serviço de coleta seletiva e diversas vezes o descarte é feito por meio de postos independentes. Em outras ocasiões, a prefeitura municipal fica encarregada desse serviço.
Mesmo que você saiba que um item pode ser reciclável (por conta das informações da embalagem), isso não significa que ele será efetivamente reciclado. Portanto, é muito importante reduzir sua quantidade de resíduos, sempre que puder, evite o uso de embalagens ou use produtos com a embalagem reutilizada.
- Referências:
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902012000200010&script=sci_arttext
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/brasil-gera-79-milhoes-de-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano
https://www.ecycle.com.br/3705-politica-nacional-de-residuos-solidos-pnrs.html
https://pixabay.com/vectors/recycle-green-earth-environment-29227/
https://www.ecycle.com.br/2046-reciclagem#:~:text=Reciclagem%20%C3%A9%20o%20processo%20em,de%20Res%C3%ADduos%20S%C3%B3lidos%20(PNRS)
Muito interessante e importante 💚🌱♻️
ResponderExcluirMuito bom em! 👏👏
ResponderExcluir