24 de fevereiro de 2021

Coleta Seletiva – Teófilo Otoni

Texto escrito pela aluna Emanoele Louani Martins Cordeiro     


Figura 01: Selo Sustentável – Teófilo Otoni

Fonte: https://www.instagram.com/p/CB02qqmA0Va/

    No Brasil somente 1,4% do lixo produzido é reaproveitado; poucos municípios que tem o serviço de coleta seletiva e fazem o descarte correto dos resíduos produzidos pela população. A coleta seletiva determina o descarte separado em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. 

    No município de Teófilo Otoni – MG há coleta seletiva, a mesma teve seu lançamento oficial em 09 de outubro de 2019. O projeto possui o nome de Recicla Teó, e a iniciativa envolve empresas e instituições que possuem como objetivo retirar os catadores do lixão de forma que eles possam continuar as suas atividades em condições dignas e com segurança. Além de garantir a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos pela população. 

    Atualmente no município têm-se duas maneiras de se fazer o descarte, separando o resíduos em secos e orgânicos. Onde os resíduos secos são aqueles que podem ser reutilizados, ou seja, reciclados. Sendo eles: papel, papelão, metais (aço e alumínio), diferentes tipos de plásticos e vidros, além das embalagens longa vida como salgadinhos e bolachas, até mesmo o saco sujo de carvão.

    Já os orgânicos são caracterizados por tudo aquilo originário de animal ou vegetal. Podemos exemplificar como sendo: os restos dos alimentos, lixo de banheiro, erva mate, borra de café e afins, cascas de legumes, frutas, raízes, vegetais e folhas, entre outros tipos de resíduos de origem biológica. E podem ser reciclados até mesmo em casa por meio da compostagem ou descartados para serem encaminhados para aterros. 

    Para se realizar descarte correto, o município possui duas diretrizes atualmente, sendo por meio dos pontos de entrega voluntária, onde o morador pode realizar o descarte do material em caçambas específicas do Recicla Teó. Outra maneira é na “porta-a-porta”, onde os participantes do projeto realizam a coleta nos bairros de casa em casa, nos dias e horários determinados. 

    Vale lembrar que todos produzimos lixo e podemos fazer a diferença na preservação do meio ambiente com a simples separação de forma correta.


Figura 02: Separação dos resíduos  – Teófilo Otoni
Fonte: https://www.instagram.com/p/B5K8c7eATSt/?igshid=1phdyksqi6bx6
Referências: 
http://www.teofilootoni.mg.gov.br/cerimonia-marca-lancamento-do-programa-de-coleta-seletiva-solidaria-de-teofilo-otoni/
https://www.ecycle.com.br/6485-separacao-de-lixo.html
https://portais.univasf.edu.br/sustentabilidade/noticias-sustentaveis/lixo-seco-e-umido-entenda-os-conceitos-e-diferencas


2 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.