Texto escrito pela aluna Ester de Mattos Lorentz Portugal
O termo “Consumo Sustentável” não tem uma definição única. Quando pesquisamos na internet sobre o assunto surgem diversos resultados diferentes. Mas, em geral, essa expressão está relacionada com as importantes atitudes que nós como consumidores devemos assumir para ter uma pegada mais leve e preservar o meio ambiente. São várias as opções para tornar o consumo mais sustentável, dentre elas chocolates sustentáveis, jeans sustentável, escova sustentável. Ou seja, consumir produtos que presam pela conservação do meio ambiente em sua produção.
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o mundo já perdeu muito de suas florestas, pode-se dizer uma área superior a dois Estados de São Paulo. Além disso, outro fator agravante é a poluição atmosférica que, de acordo com um estudo publicado pela Enviromental Research Letters causa mais de dois milhões de mortes atualmente.
Com isso, podemos perceber que o planeta está em uma situação preocupante e que ações como o consumo sustentável podem amenizar os danos.
O consumo sustentável vai além do que chamamos de “consumo verde”, este, está relacionado com a escolha por parte dos consumidores de consumir produtos que não agridam o ambiente, desde sua produção até o descarte, sendo esses os produtos ecologicamente corretos. Nesse sentido, entende-se que os consumidores verdes trocam uma marca por outra, enquanto o objetivo do consumo sustentável deve ser atingido através de ações coletivas, mudanças políticas, econômicas e institucionais que visam a redução e transformação dos padrões de consumo e não apenas a substituição dos produtos.
Antes de consumir qualquer produto, devemos nos questionar se realmente precisamos dele. Para isso, devemos entender a diferença entre as necessidades e os desejos. As necessidades refletem aquilo que é indispensável, como alimentação, moradia digna, vestuário. Já os desejos têm origens psicológicas e não infinitos. Em geral, devemos pensar e tentar viver com menos e não adquirir bens supérfluos. Além disso, devemos também adotar novos hábitos, como priorizar produtos e serviços produzidos com respeito ao meio ambiente, levar uma sacola própria para as compras, evitar produtos descartáveis, reutilizar materiais, separar corretamente o lixo para a reciclagem, economizar água, não desperdiçar alimentos e, cobrar posicionamento dos governantes e empresas, já que todos são responsáveis ambientalmente.
Não se esqueça de compartilhar essa postagem, para que o consumo sustentável faça parte da vida de todos!
Muito bacana 👏🏻👏🏻
ResponderExcluir