Texto escrito pela aluna Ester Cordeiro dos Santos
A energia solar é caracterizada pela conversão de energia térmica proveniente da luz solar em energia elétrica. Os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.
Os painéis solares (módulos fotovoltaicos) captam a luz do sol e geram energia. Quanto mais luz direta o painel solar, recebe, mais energia elétrica será gerada, por isso, a incidência direta da radiação solar é muito importante para que as células fotovoltaicas apresentem a melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica. O funcionamento das células fotovoltaicas que compõem os módulos é extremamente dependente da entrada das partículas de luz (os fótons) em seu interior. No posicionamento das placas não podem ter interferência de sombras. Com isso a liberação de corrente elétrica contínua, captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltaico. A corrente é enviada para o inversor interativo (aparelho que transforma essa energia de corrente contínua para corrente alternada). A energia corrente alternada passa por um aparelho chamado inversor solar, responsável por converter essa energia para as características da rede elétrica local.
A energia gerada pelo painel solar está em corrente contínua, abreviada pela sigla “CC” ou do termo em inglês Direct Current (DC), que é todo tipo de corrente que, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação. Após o processo de conversão, o inversor entrega para consumo, energia elétrica em corrente alternada (CA), altera o seu sentido de circulação dentro do circuito, periodicamente.
Figura 1- Como gerar eletricidade a partir do sol
Após passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho da casa, como geladeiras, lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, por exemplo. Se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica, fazendo com que você ganhe créditos energéticos.
A energia eólica ocorre com a força do ventos, que movimenta as hélices, que giram um eixo e se ligam a um gerador (composto por dois imãs), produzindo energia elétrica que é enviada para uma estação de armazenamento (no caso de sistemas off-grid), ou distribuída pela rede elétrica (para sistemas on-grid). Portanto, a geração elétrica funciona convertendo a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento) em energia mecânica com uma turbina eólica, também denominadas aerogeradores. A energia mecânica da rotação da turbina aciona um gerador de energia elétrica por um eixo, sendo então convertida em eletricidade por meio de indução eletromagnética que gera a corrente alternada.
Figura 2- Energia eólica como funciona
Um sistema eólico pode ser usado em três sistemas: sistema isolado (sistemas que se encontram privados de energia elétrica proveniente da rede pública, sendo utilizados para abastecer certas regiões), sistema híbrido (sistemas que produzem energia elétrica em simultâneo com mais de uma fonte, nomeadamente painéis fotovoltaicos ou turbinas eólicas) e sistema interligado à rede (sistemas que inserem a energia produzida por eles mesmos na rede elétrica pública).
A energia do vento pode, portanto, ser aproveitada e transformada em energia elétrica e mecânica. A energia elétrica através da energia do vento é devido a transformação é conseguida através de aerogeradores. Os aerogeradores são colocados estrategicamente em zonas ventosas, que normalmente são em zonas de maior altitude. O vento forte é capaz de rodar as pás de uma turbina. O gerador ligado ao transmissor mecânico produz energia elétrica.
Existem dois tipos de parques eólicos, onshore e offshore, os parques eólicos onshore encontram-se localizados em terra ao largo da costa marítima ou no interior. Os parques eólicos offshore são parques onde os aerogeradores são instalados no mar.
Figura 3- Um dos maiores parques eólicos onshore na Europa
Figura 4- Maior parque eólico offshore do mundo
Muito interessante 👏🏻👏🏻🌱
ResponderExcluirMuito bom! Amei 👏 Parabéns!
ResponderExcluir