11 de janeiro de 2022

Agrotóxico e suas causas

 Texto escrito pelo aluno Welington Ribeiro de Souza

Os agrotóxicos são reagentes químicos que são utilizados em lavouras de agriculturas, em lugares urbanizados e entre outros, com a finalidade de proteger a plantação dos insetos, pragas e qualquer tipo de fungos localizados e gerando o crescimento mais acelerado da produção.

O Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos tem a data 11 de janeiro escolhida porque, no dia 11 de janeiro de 1990, foi publicado pelo o Decreto n° 98.816, que foi determinado mais controle, inspeção e fiscalização ao uso dos agrotóxicos. Esse dia não foi um dia para celebrar e sim para conscientizar o uso indiscriminado do produto por causar grandes problemas a saúde humana e ao meio ambiente.

Com os dados da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa), a utilização dos agrotóxicos em lavouras das regiões brasileira tem aumentado mais de 400% nos últimos 40 anos. Com esse excesso o Brasil alcançou a primeira colocação entre os países que mais fazem o uso de produtos agrotóxicos.

Alguns problemas causadores do agrotóxicos, é a contaminação nos solos, causando a contaminação em tudo que nasce no solo e em os alimentos produzidos neste solo. Além das chuvas decorrentes, isso provoca a contaminação em lenções freáticos e rios. O agrotóxico ao ser liberado nas lavouras ele fica exposto ao ar, trazendo intoxicação aos humanos e em outros seres vivos.

Para mudar os agrotóxicos para produtos mais orgânicos para conter as pragas e não prejudicar os seres vivos, pode-se utilizar a rotação e o consórcio de culturas, a adubação verde, criação de corredores ecológicos, entre várias maneiras mais saudáveis de cuidar da plantação e do meio ambiente. Com isso, trazem benéficos ao meio ambiente e a própria saúde do produtor.

Os agrotóxicos usados em lavouras deixam efeitos residuais muito perigosos à vida de todos os seres vivos incluindo a vida humana. Pode-se observar que o uso de agentes químicos na agricultura traz sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Nos homens 

estes agentes podem gerar intoxicações através da ingestão de alimentos contaminados ou durante a sua aplicação nos vegetais. A agressão ao meio se dá pelo uso indiscriminado destes produtos, que quando aplicados nas plantações estes passam para o solo que através das chuvas são levados para os rio e lagoas e, portanto ameaçam a vida nestes ambiente.

Referências

Embrapa, disponível em: https://www.embrapa.br/

Ministério do Meio Ambiente, disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br

Plonus, disponível em: https://plonus.com.br/dia-nacional-combate-poluicao-agrotoxicos/

2 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.