Texto escrito pela aluna Eliza Cristina Souza da Silva
A Sustentabilidade é um tema cada vez mais discutido e que vem se tornando cada vez mais importante, uma vez que as pessoas tem tomado consciência do quão importante é desenvolvimento sustentável e o impacto positivo que ele tem na nossa vida e no futuro da raça humana.
Buscando equilibrar a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população, a sustentabilidade surge nos mais diversos setores. Na área da engenharia civil devido ao uso exagerado de recursos, e a grande quantidade de resíduos e entulhos gerados no canteiro de obras, a preocupação com a sustentabilidade é cada vez maior. Sendo assim medidas que minimizem os fortes impactos da construção civil ao meio ambiente é essencial.
Uma das formas de sustentabilidade nessa área tão importante é o desenvolvimento de ecoprodutos, que são materiais de origem artesanal ou industrial que não são poluentes, não oferecendo risco nem ao meio ambiente e nem a saúde humana (VOLTIMUM, 2016).
Existem atualmente vários materiais ecológicos na construção civil, podemos destacar alguns como principais, dentre eles estão as chapas planas de plástico, os tapumes, as telhas e tintas ecológicas.
As chapas planas de plástico são produzidas com materiais sustentáveis e apresentam resistência a trincas, bom isolamento acústico e térmico, é impermeável e oferecem proteção contra fungos e mofos. Dentre as suas diversas aplicações a chapa pode ser utilizada como tapume, em fechamento de obras e divisórias (IBAPLAC, 201X).
Figura 1 – Chapas planas de plástico: aplicação em bicicletário
- Redução de gastos, que se dá pela otimização dos processos;
- Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;
- Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;
- Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores;
- Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo.
Parabéns pelo texto!
ResponderExcluir