13 de janeiro de 2022

Impactos da má gestão em barragens

 Texto escrito pela aluna Ana Clara Oliveira

Riscos de uma má gestão

Fonte: Mata Nativa

Quem é responsável pela gestão de uma barragem, seja ela para represamento de água ou para retenção de rejeitos, precisa se atentar ao risco que tais estruturas representam ao seu redor, estando propícias a provocar graves prejuízos e desastres ambientais e humanitários.

É importante frisar que as barragens, assim como qualquer outra estrutura, vão se deteriorar com o tempo e possuem a necessidade de manutenção constante para que possam continuar operando por mais tempo. 

Existem alguns riscos desde o projeto até ao fechamento de uma barragem. A segurança da barragem depende de fatores construtivos ligados à engenharia e de sua operação e manutenção dadas pela administração. 

A avaliação de impactos ambientais requer a participação popular de forma contínua em audiências públicas. Essas audiências proporcionam trocas de informações com os administradores das organizações, dando maior visibilidade aos elementos da cidadania plena e trabalhando as responsabilidades mútuas dos agentes sociais.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
A gestão de risco é dada pela Política de Segurança de Barragens com ações de caráter normativo, assim como a aplicação de medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos para a segurança da barragem. Essa gestão deve ocorrer desde o  planejamento, projeto, construção, primeiro enchimento e primeiro vertimento, operação, e por fim a desativação e usos futuros.

No Brasil há casos recentes de má gestão de barragens como a barragem da Samarco, no ano de 2015, e da Vale, em 2019, que atingiram diretamente os municípios de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, além de muitos outros municípios, ultrapassando até o limite do estado. Essas são as ocorrências que ganharam visibilidade pelo seu impacto imediato, mas não foram as únicas registradas no Brasil.

Referências:
RIBEIRO, I. A. A avaliação de impactos ambientais e as barragens de rejeito. UNESP.
ROCHA, L. H. 5 Riscos na gestão de barragens que devem ser evitados. Fractal Engenharia.
SILVA, E. L.; SILVA, M. A. Segurança de barragens e os riscos potenciais à saúde pública. SciELO.

Um comentário:

  1. Muito importante ler esse tipo de texto principalmente em épocas chuvosas como essa que enfrentamos na região sul da Bahia e Norte de Minas.

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.