6 de dezembro de 2021

O que é inversão térmica?

 Texto escrito pela aluna Maria Luiza Soares Freitas

Processo de circulação dos ventos quentes e frios. (Foto: Educa Mais Brasil)

 A inversão térmica ocorre quando o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente, provocando uma alteração na temperatura, é um fenômeno comum em grandes centros urbanos industrializados, principalmente em áreas onde existem serras ou montanhas, como exemplo de São Paulo e Nova Iorque. Por existir um bloqueio para o ar circular, as pessoas passam a ter maior contato com a poluição, o que pode acarretar problemas de saúde, como doenças respiratórias, coceira, doenças cardiorrespiratórias. Esse fenômeno se intensifica durante o inverno, em virtude da perda de calor, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada superior, influenciando diretamente na sua movimentação. A inversão térmica se torna um problema quando há a poluição excessiva do ar, potencializando o fenômeno e gerando consequências não apenas ambientais, mas também de saúde para a população.

  A circulação natural dos ventos ocorre com a transformação do ar quente em frio e vice-versa. O ar quente é menos denso e por isso tem facilidade para se movimentar em direção a altitudes maiores. Ao contrário do ar frio que é mais denso e tende a estar na parte mais baixa.

Formação de uma camada cinza na atmosfera
   A partir da reação dos raios provindos do sol no solo é que é gerado esse ar quente e por ser mais leve, ele sobe. No entanto, quanto mais alto ele for, mais frio ele fica, fazendo com que ele volte para baixo mais denso. Ao chegar no solo, ele vai aquecer novamente e subir para maiores altitudes. Isso gera a circulação dos ventos.

A fumaça pairando sobre as cidades é uma consequência da inversão térmica

  Por ser mais leve, quando o ar quente sobe, ele consegue dissipar o ar poluído que é produzido na superfície. Mas devido a inversão térmica esse movimento é impedido. O ar frio é impedido de circular, já que é mais denso. Logo, ele fica preso perto da superfície, misturando-se com o ar poluído, impedindo que ele seja dissipado. 

         Uma das medidas que podem ser tomadas para reduzir o efeito desse fenômeno é a implementação de políticas ambientais que sejam eficientes e favoráveis ao meio ambiente, além de ser controladas e fiscalizadas para que sejam respeitas e cumpridas. Adotar uma política de diminuição das queimadas e a adoção do uso de biocombustíveis e energia elétrica limpa também é uma medida de extrema importância. 

Referências

AZEVEDO, Amanda Maria. INVERSÃO TÉRMICA. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/fisica/inversao-termica. Acesso em: 05 out. 2021.


FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Inversão Térmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm. Acesso em 05 de outubro de 2021.


MATÉRIA, Toda (org.). INVERSÃO TÉRMICA. 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/inversao-termica/. Acesso em: 05 out. 2021.


3 comentários:

  1. Parabéns pessoal!! Nesta postagem me veio em mente a importância da visão interdisciplinar que o próprio BCT busca despertar na comunidade acadêmica. Neste caso, temos condições ambientais que surgem naturalmente e dificultam o processo de convecção, esta dificuldade nas trocas das massas de ar acaba aprisionando a poluição gerada pelas indústrias e esta poluição gera problemas na população, principalmente problemas respiratórios.
    Um fenômeno, várias áreas de conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, são situações descritas acima que demonstra a importância de uma politica ambiental efetiva.

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.