Texto escrito pela aluna Júlia Fabiana Santana Amorim
O lixo é tudo aquilo que descartamos em um determinado lugar quando não é mais utilizado, ele é algo criterioso e que exige certo grau de conhecimento e cuidado ao ser descartado. Dessa forma, é nítido que estamos rodeados de vários tipos de lixos que são descartados de várias maneiras, e uma forma mais clara e objetiva de classificar os lixos é separá-los quanto ao seu tipo em si, como eletrônico, orgânico, radiativo, hospitalar, industrial, entre outros.
A classificação é muito importante e necessária para fins de tratamento e coleta, pois determinados lixos necessitam de um cuidado maior ao ser descartado. O lixo hospitalar por exemplo precisa de cuidados especiais, pois se não for coletado de maneira correta pode trazer certos riscos para as pessoas que tiverem contato com ele. E a seguir podemos classificar alguns tipos de lixos mais vistos ao nosso redor.
O lixo orgânico é resultado de descartes que são feitos em escolas, empresas, moradias e até mesmo descartes feitos pela natureza, onde temos como exemplo os vegetais, as frutas, as cascas de ovos, carnes, sementes, folhas, caules, entre outros. Embora muitas pessoas não saibam, o lixo orgânico pode ser reciclado. Pois, a partir do momento que é feito o processo de reciclar, podem ser transformados em adubos para plantas e pode ser feito rações para animais.
O lixo eletrônico é proveniente de equipamentos eletrônicos como o próprio nome já diz, e diante disso, temos como exemplo, celulares, TV, computador, baterias de celulares, entre outros demais aparelhos que são descartáveis.
Segundo Diana (2019), o lixo eletrônico vem causando sérias preocupações em relação à poluição, pois o mesmo tem alto nível de contaminação, principalmente nos emergentes onde a situação só se agrava a cada vez que passa, e isso só nos chamam a aumentar a preocupação e ter mais conscientização de fazer o descarte corretamente.
O lixo hospitalar são lixos descartados por hospitais, clínicas de saúde, consultório odontológico, farmácias e laboratórios, temos como exemplo de lixo hospitalar as seringas, as fraldas, as agulhas, as luvas, embalagens, entre outros. O lixo hospitalar é altamente perigoso e nocivo aos seres humanos por estar contaminado com bactérias e vírus, e é por esse motivo que são incinerados. E devem ser descartados de maneira adequada.
Diana (2019), discorre que o lixo radioativo é composto de rejeitos radioativos e ele é proveniente do vazamento de radioativos do raio- X e em outras partes são vazados das usinas nucleares, esse tipo de lixo tem como característica a composição do urânio enriquecido.
O lixo industrial é proveniente das indústrias como o próprio nome já diz, esse tipo de lixo é caracterizado por resíduos como produtos químicos, óleos, gases, plásticos, papéis, metais, vidro, entre outros, ressaltando que esses lixos dependem das atividades de cada indústria. De acordo com Diana (2019), dentre todos os diferentes tipos de lixos existentes, os resíduos industriais têm sido uma das maiores preocupações, pois eles têm sido um dos maiores problemas quando se trata de preservação do meio ambiente.
O lixo urbano resulta em geral de todas as atividades que são executadas pelos seres humanos, sejam em indústrias, residências, hospitais, farmácias, consultórios, entre outros, são todos os lixos que contém os seres humanos em ação. E se diminuirmos em algumas ações podemos diminuir a existência desses lixos urbanos, e como sugestão podemos reciclar, doar e ter outras finalidades para embalagens, roupas, e produtos que não utilizamos mais, e por fim, fazer o uso de sacolas recicláveis.
Referência:
DIANA, Juliana. Tipos de Lixo. Toda matéria, 2019. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tipos-de-lixo/>. Acesso em 04 julho 2021.