Texto escrito pelo aluno Gabriel Soares
O Brasil é conhecido mundialmente por ostentar belas matas e florestas!
Contendo espécies de árvores e plantas únicas, diversos estudos destacam o país por possuir a biodiversidade do mundo, pois tem em seu território biomas ricos em espécies animais e vegetais como a Amazônia, a Caatinga, a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal; Quando especificamos o assunto para a diversidade de árvores, também somos colocados como destaque.
Um estudo realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI) coloca o Brasil com a maior biodiversidade de árvores do mundo, possuindo 8.715 espécies, esse número representa 14% das 60.065 que existem no planeta. Com isso, devemos valorizar e preservar nossas florestas, pois somos os detentores de espécies de árvores que além de maravilhosas, são exclusivas do nosso território. Podemos listar algumas das diversas árvores que são típicas das nossas florestas e têm um destaque no cenário nacional:
A castanheira-do-brasil é uma árvore símbolo da floresta amazônica, normalmente ela possui aos menos 30 metros, mas pode chegar até os 50 metros de altura, seu diâmetro varia entre 1 e 2 metros, ela produz o fruto chamado ouriço, destro desse fruto existem amêndoas que são ricas em proteínas, carboidratos, lipídios e selênio.
A quaresmeira e o manacá são da Mata Atlântica, mas com o passar dos anos, se espalharam por todo o território nacional, a quaresmeira tem esse nome por se enfeitar de lindas flores no período da quaresma do calendário cristão, A Quaresmeira e o Manacá são muito utilizados para arborização urbana, pois sua beleza costuma deixar a cidade mais bonita, essas árvores possuem um crescimento lento e são fáceis de realizar a manutenção, o tamanho delas fica entre 8 e 12 metros de altura.
O ipê é nativo dos cerrados, da caatinga e do Pantanal, essa árvore é muito utilizada na medicina caseira em algumas regiões do Brasil para o tratamento de gripes, resfriados, inflamações, alergia, entre outros. Sua altura varia entre 20 e 35 metros e seu diâmetro fica entre 60 e 80 centímetros, os ipês normalmente florescem de julho a agosto, sendo uma árvore muito bonita, que tem folhas coloridas de cores vibrantes.
Uma árvore típica do bioma da Caatinga é o juazeiro, ela possui a capacidade de sobrevivência ao clima da desse bioma, pois possui raízes profundas que auxiliam na captação de água do subsolo, esse fato, faz com que a árvore esteja com suas folhas sempre verdes, o juazeiro possui cerca de 60 centímetros de diâmetro e pode chegar a medir 10 metros de altura.
CRUZ, Talita. Conheça as 18 árvores nativas brasileiras mais importantes. [S. l.], 1 ago. 2019. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/paisagismo/arvores-nativas/. Acesso em: 11 set. 2021.
KINVER, Mark. Brasil tem maior diversidade de árvores do planeta, diz estudo inédito. [S. l.], 5 abr. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-39500957. Acesso em: 11 set. 2021.
MAUÉS, Márcia. Árvore símbolo da Amazônia, castanheira-do-brasil depende de abelhas nativas para se reproduzir. [S. l.], [entre 2012 e 2021]. Disponível em: https://abelha.org.br/arvore-simbolo-da-amazonia-castanheira-do-brasil-depende-de-abelhas-nativas-para-se-reproduzir. Acesso em: 11 set. 2021.
QUARESMEIRA e o Manacá. [S. l.], [entre 2005 e 2021]. Disponível em: https://www.petropolis.rj.gov.br/sma/index.php/mata-atlantica/flora/360-quaresmeira-e-o-manaca.html. Acesso em: 11 set. 2021.
10 árvores típicas do Cerrado. [S. l.], [entre 2010 e 2021]. Disponível em: https://www.efloraweb.com.br/10-arvores-tipicas-do-cerrado/. Acesso em: 11 set. 2021.
FLORA da Caatinga. [S. l.], 5 jan. 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/flora-da-caatinga/. Acesso em: 11 set. 2021.
IPÊ Florido. [S. l.], 11 set. 2021. Disponível em: https://academiapantaneira.webnode.com/belezas-naturais/flora-pantaneira-ipe-florido/. Acesso em: 11 set. 2021.
CASTANHEIRA-DO-BRASIL: grandiosa e ameaçada. [S. l.], 11 set. 2021. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/especie_do_mes/fevereiro_castanheira_do_brasil/. Acesso em: 11 set. 2021.
0 comments:
Postar um comentário
Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.