29 de maio de 2021

Dia Mundial da Energia

 Texto escrito pela aluna Ester de Mattos Lorentz Portugal


O dia Mundial da Energia foi criado em 1981 pela Direção de Energia de Portugal. Diversas atividades são realizadas em comemoração, essas buscam incentivar as pessoas a realizar pequenas ações a fim de obter uma maior consciência ambiental.

É comemorado no dia 29 de Maio e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do uso de energias renováveis. Além disso, preservar o meio ambiente, já que o uso de energia fósseis, como o petróleo, potencializa a poluição, causando danos não só para a terra, mas também aos seres que nela estão. 

As energias renováveis são recursos considerados inesgotáveis na natureza. Sendo assim, sua utilização acarreta diversas vantagens, já que agridem menos o ambiente, se comparado as energias convencionais utilizadas. Como exemplo temos:

Energia Solar: atua por meio da captação da luz do sol pelos painéis solares fotovoltaicos e a transforma em energia elétrica através do inversor solar;

Energia Eólica: utiliza aerogeradores para a geração de energia através da força dos ventos;

Energia Hídrica: é produzida, principalmente, por meio de centrais hidroelétricas associadas a barragens de grande ou média capacidade;

Energia das Ondas e Marés: a energia gerada provém do aproveitamento das ondas e marés oceânicas;

Energia da Biomassa: a geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, utilizando elementos como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais.

O conjunto de fontes de energia representa a matriz energética, sendo assim, a união das energias não renováveis e renováveis que um determinado local utiliza. No mundo a matriz energética é composta principalmente por fontes não renováveis, como: carvão, petróleo e gás natural. Podemos observar abaixo que 13,8% são de fontes renováveis. Sendo eles a união de “Outros” que representa por exemplo fontes como, solar, eólica e geotérmica, e as demais: energia hidráulica e biomassa. Porém, a matriz energética do Brasil é um pouco diferente, apesar do consumo maior ser de fontes não renováveis, usamos mais fontes renováveis do que o mundo. Sendo assim, temos 46,2% de fontes renováveis no Brasil, somando lenha, carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana, e outras renováveis. Podemos observar essas comparações nos gráficos abaixo: 



Matriz energética mundial 2018 (IEA 2020)


Energética Brasileira 2019 (BEN, 2020)

Dessa forma, percebemos a grande importância que esse dia tem, visto que é necessário que o mundo, assim como o Brasil, aumente as fontes renováveis de energia para que sua matriz agrida menos o ambiente. Além disso, devemos também criar a cultura de evitar o desperdício de energia. Por exemplo, seguindo dicas como:
Desligar as luzes dos cômodos da casa que não estão sendo usados;
Não abrir a porta da geladeira por repetidas vezes;
Trocas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
Secar suas roupas ao sol e vento;
Separar o lixo doméstico;
Usar máquina de lavar com carga completa e temperatura baixa;
Diminuir o uso de papel e aproveitar mais os recursos online.

Referências
DIA Mundial da Energia. Energy Brasil. Disponível em: <https://www.energybrasilsolar.com.br/dia-mundial-da-energia/#:~:text=Em%2029%20de%20maio%20%C3%A9,%2C%20de%20poup%C3%A1%2Dlas%20tamb%C3%A9m.> Acesso em: 22 de maio de 2021. 

MATRIZ Energética e Elétrica. Empresa de Pesquisa Energética. Disponível em: < https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica>. Acesso em: 22 de maio de 2021. 

25 de maio de 2021

Caatinga e suas adversidades

Texto escrito pelo aluno Giovani Moreira Fernandes de Castro


O bioma Caatinga é um bioma brasileiro encontrados em alguns estados do Nordeste do Brasil, tais como, Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Sergipe e Minas Gerias. Sua extensão territorial compreende cerca de 11% do território brasileiro, apresenta clima semiárido, uma grande e diversificada biodiversidade.

A vegetação constituinte da Caatinga é formada por plantas que se adaptam bem à aridez do solo bem como a falta de água característica da região. Em locais de solo mais seco e pedroso, faz-se bastante presente plantas cactáceas, plantas com troncos tortos e que apresentam espinhos. São comumente encontradas no bioma as seguintes espécies: mandacaru, xique-xique, umbu, acácia, bromélias, juazeiro, embiratanha, mimosa, macambira e maniçoba.

A flora da Caatinga é bastante diversificada, segundo dados a Embrapa, a Caatinga apresenta cerca de 1.981 espécies de plantas.

Não tão conhecida porém bastante diversa a fauna da Caatinga comtempla animais espécies de animas endêmicos que assim como as plantas tem características diferentes que facilitam sua adaptação no bioma.

Referências

SOUSA, Rafaela. "Caatinga"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/caatinga.htm. Acesso em 21 de maio de 2021.

MAGALHÃES, Lana. Caatinga. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caatinga/. Acesso em 21 de maio de 2021.

22 de maio de 2021

Dia Internacional da Biodiversidade

Texto escrito pela aluna Karen Viana Soares

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pelo Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), na data do dia 22 de maio de 1992, com o intuito de conscientização da população mundial acerca da importância da biodiversidade e de sua preservação.

O conceito “Biodiversidade” compreende a diversidade de formas de vida, animais ou vegetais, existente em diversos ambientes, sejam eles aquáticos, terrestres, entre outros. Devido a sua diversidade climática e extensão territorial, o Brasil é o país com maior biodiversidade de fauna e flora do mundo, distribuídas nos biomas terrestres e nos ecossistemas marinhos, a biodiversidade brasileira abriga cerca de 524 espécies de mamíferos, 517 de anfíbios, 1.677 de aves e 468 de répteis, além de mais de 55 mil espécies de plantas superiores e cerca de 10 mil de briófitas, fungos e algas, de acordo com estudos. Porém essa diversidade biológica do nosso país tem sofrido impactos gravíssimos por conta de alguns fatores provocados pelo ser humano, principalmente o desmatamento. 

A floresta Amazônica é a floresta com a maior biodiversidade do mundo e nos últimos anos, esta tem sido extremamente devastada. Pesquisas apontam que do ano de 2019 até o ano de 2020, cerca de 5.483 km² de floresta Amazônica foram perdidos devido ao desmatamento elevado e sem o mínimo de preocupação com o que isso pode afetar na vida ambiental, bem como na vida humana, por causa falta de consciência a respeito da importância de preservação da biodiversidade do Planeta.

A preservação da biodiversidade é extremamente importante, pois a degradação e perda da mesma, além de afetar a fauna e flora, colocando diversas espécies de animais e plantas em extinção, afeta diretamente a vida humana. Cada forma de vida que compõe a biodiversidade do Planeta desempenha um papel de extrema necessidade, desde o auxílio no controle das chuvas até o oxigênio que nós respiramos.

O Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado no dia 22 de maio, porém, deveria ser lembrado todos os dias, afinal a vida na Terra depende de uma biodiversidade preservada. Biodiversidade é vida. Preserve!

Referências

DIA Internacional da Biodiversidade. Calendarr. Disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-biodiversidade/. Acesso em: 18 maio 2021.

FAUNA e Flora Brasileira. Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/fauna-e-flora-brasileira. Acesso em: 18 maio 2021.

FAUNA e Flora no Brasil. Bio mania. Disponível em: https://biomania.com.br/artigo/fauna-e-flora-no-brasil. Acesso em: 18 maio 2021.

O QUE é biodiversidade? Entenda a importância de preservar a natureza. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/o-que-e-biodiversidade-entenda-a-importancia-de-preservar-a-natureza/. Acesso em: 18 maio 2021


18 de maio de 2021

Desflorestamento e suas consequências

 Texto escrito pela aluna Karen Viana Soares

O desflorestamento, também conhecido como desmatamento, é um processo que consiste na degradação - seja ela parcial ou total - de florestas e vegetações de um determinado local. Atualmente, esse processo tem sido provocado, principalmente, pela ação humana, que tem realizado queimadas ilegais para determinados fins, como a exploração de madeira.

Esse é um processo que ocorre há muitos anos e, por conta disso, existem algumas determinadas regiões do nosso planeta em que as florestas foram completamente destruídas, e as florestas nativas já quase não existem.

No Brasil, o desflorestamento ocorre há mais de 500 anos. Em meados do século XVI, por volta de 1530, quando se iniciou a colonização, os portugueses já degradavam a Mata Atlântica para exploração de pau-brasil, e esse bioma é, até os dias atuais, o mais devastado do território brasileiro, já tendo sido degradado 88% do bioma original. 

Sabe-se que as floretas, entre outras funções, reciclam o gás carbônico, impedem que ocorra desertificação e erosão do solo e influenciam diretamente na harmonização climática, principalmente quando se trata do regime de chuvas. Logo, quando ocorre o desflorestamento, ocorre como consequência a perda da biodiversidade, podendo levar à extinção de parte da fauna e da flora, ao aumento do efeito estufa e do aquecimento global, à desertificação e erosão, entre outros efeitos, que, além de afetarem a vida ambiental, atingem diretamente a vida humana.

Referências

DESFLORESTAMENTO. Sua pesquisa. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/desflorestamento.htm. Acesso em: 17 maio 2021.

DESMATAMENTO: como é no Brasil, causas e consequências. Stoodi. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/geografia/desmatamento-como-e-no-brasil/. Acesso em: 17 maio 2021.

DESMATAMENTO: o que é, no Brasil e consequências. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/desmatamento/. Acesso em: 17 maio 2021. 

Usinas Hidrelétricas: principal fonte de energia do Brasil

Texto escrito pela aluna Núbia Aparecida de Aguilar

As Usinas Hidrelétricas usam a força das águas para gerar energia. Sendo uma grande obra de engenharia, utilizam equipamentos de alta geração para que possam produzir energia elétrica a partir do potencial hidráulico de um rio. No século XIX as instalações de barragens para construções de usinas deram início no Brasil, tornando o país um grande produtor de energia elétrica, atingindo 92% dos domicílios brasileiros. 

A Usina de Itaipu é a segunda maior hidrelétrica do mundo e a maior das Américas, situada no rio Paraná, com capacidade de 14.000 MW. Encontra-se no estado do Paraná, na divisa do país com o Paraguai. Assim, grande parte da produção pertence a países vizinhos, onde os mesmos vendem o excedente para o Brasil. 

Figura 01- Usina hidrelétrica de Itaipu

No Brasil existem cerca de 100 usinas, das quais se destacam:
Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: localizada no Rio Paraná, compreende parte do estado do Paraná e parte do Paraguai;
Usina Hidrelétrica de Belo Monte: localizada no Rio Xingú, estado do Pará;
Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no Rio Tocantins, estado do Pará;
Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia;
Usina Hidrelétrica Santo Antônio: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.


Figura 02- Usina hidrelétrica de Belo Monte

A produção de energia em hidrelétricas apresenta algumas vantagens e desvantagens, algumas principais são destacadas abaixo.
Vantagens:  a água é um recurso renovável, custo baixo, e, além disso, as hidrelétricas não acarretam para a geração de poluentes na atmosfera, a exemplo das termelétricas a base de petróleo ou carvão.
Desvantagens: os espaços ocupados pelo represamento de rios muitas vezes são em áreas de reservas florestais, alagamento das várzeas, o aumento no nível dos rios e da temperatura local, e também a área pode ser habitat de comunidades indígenas, que veem um espaço afetivo, longe do qual dificilmente irão se adaptar.

Referências
Itaipu Binacional. Disponível em: < https://www.itaipu.gov.br/institucional/premios> Acesso em 01 de maio de 2021.
"Usinas hidrelétricas do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 10/04/2021 às 20:39. Disponível em:< http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Hidrografia/content3_6.php> Acesso em 01 de maio de 2021.
 

13 de maio de 2021

Importância da preservação do meio ambiente

Texto escrito pelo aluno Mateus Fellipe Cordeiro Moreira

Você sabe por que é importante preservar o meio ambiente? Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam na Terra. Afinal, é nele que a vida se desenvolve e onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas.

Com o passar do tempo, muitos desses recursos naturais foram sendo degradados e isso ocorreu por meio de ações humanas como o descarte de lixo e esgoto em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas; etc. 

No Brasil, O artigo 225 da Constituição Federal afirma que o meio ambiente é um “bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Existem também algumas leis que tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, uma delas é a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que define os instrumentos para proteção do meio ambiente. 

Logo é nosso dever obedecer e respeitar essas leis e ter consciência de que nossos atos refletem diretamente ao ambiente em que vivemos, e em breve não teremos mais um planeta para chamar de lar se não fizermos nada. 

Cada gesto, atitude e comportamento a favor do meio ambiente já é um começo. Economizar água, energia elétrica, reduzir a produção de resíduos, adotar práticas de reciclagem, ensinar e educar o  próximo quanto ao destino correto dos nossos resíduos, são algumas medidas que fazem a diferença. Se cada um começar pela sua casa, pelo seu quintal, teremos mais saúde e cidades mais limpas e bonitas.

Faça a sua parte, ajude na preservação do meio ambiente. O planeta agradece!

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Referências dos textos e imagens:
http://www.cmp.ind.br/preservar-o-meio-ambiente-e-fundamental-para-manter-a-saude-do-planeta-e-de-todos-os-seres-vivos-que-moram-nele/#:~:text=Reciclar%20um%20produto%20%C3%A9%20muito,lixo%20at%C3%A9%20chegar%20em%20casa.
professor.pucgoias.edu.br
https://agropos.com.br/preservacao-do-meio-ambiente/
https://fia.com.br/blog/meio-ambiente/
https://www.cqcs.com.br/noticia/muitas-empresas-brasileiras-ainda-nao-possuem-protecao-contra-danos-ao-meio-ambiente/

11 de maio de 2021

Sustentabilidade Ambiental

 Texto escrito pela aluna Júlia Fabiana Santana Amorim

A sustentabilidade por sua vez, está conectada diretamente à ideia de utilizar algo, sem que, com isso seja eliminado sua capacidade de ser consumida por outras pessoas. Desse modo, a sustentabilidade ambiental também tem esse significado, porém o significado dela é de maneira mais complexa, devido ela estar ligada ao meio ambiente e as demais coisas que o englobam. 

A sustentabilidade ambiental define o modo pelo qual nós, seres humanos, usamos os recursos naturais e os seus bens para suprir as nossas necessidades, sem que isso exista eliminação e haja abastecimentos para as próximas gerações. Isso é simples, desde que, cada um saiba que ser sustentável é saber utilizar de forma adequada para que assim, não venha faltar para o próximo que vai utilizar, dessa maneira, vai formar uma cadeia solidária que tem como intuito preservar da melhor forma possível o meio ambiente.

Esse termo está intimamente ligado ao desenvolvimento sustentável que iniciou sua abordagem na década de 1980, quando deu ênfase em discursões sobre o crescimento e ao mesmo tempo ao desenvolvimento sem a extinção desses recursos naturais. 

É evidente que, sem o meio ambiente, o homem não consegue viver. A importância da sustentabilidade ambiental é medida pelo quão importante é o meio ambiente na vida do ser humano, isso leva a entendermos que nos seres humanos, não conseguimos viver sem recursos naturais onde são eles: a água, o oxigênio, o solo, a energia, os minérios, as florestas, o calor do sol, e os animais. E é através desses recursos que notamos a essencialidade de manter cuidadosamente os mesmos. E havendo essa interação sustentável entre os seres humanos e o meio ambiente, os dois iram conviver em harmonia, sem causar prejuízos em nenhum dos dois.

E é nítido que essas ações trazem benefícios a longo e médio prazo, e talvez por isso que seja difícil que a sociedade participe. Contudo, a conscientização vai além das práticas diárias. Lembrando que a sustentabilidade ambiental deve estar inclusa no ambiente corporativo, com ações que gerem um crescimento econômico sem prejuízos ao meio ambiente. E se nós, seres humanos não se preocuparmos com o meio ambiente, isso pode ser ainda pior, pois muitos não estão se importando com as gerações futuras, e os mesmos em exceção só estão pensando no hoje. 

Referências

CARVALHO, D. Sustentabilidade: o que é, para que serve, e outras dúvidas, Ecoa, São Paulo, 2020.
TEIXEIRA, C, J. Sustentabilidade: o que é, tipos, importância e benefícios, Fundação Instituto de Administração, 2018.

Sustentabilidade Ambiental: o que é? Tipos e exemplos. Site sustentável, 2019. Disponível em: https://sitesustentavel.com.br/sustentabilidade-ambiental-o-que-e-//tipos-e-exemplos/. Acesso em: 18 de abril 2021.

6 de maio de 2021

Lei da Educação Ambiental

Texto escrito pela aluna Luana Gonzaga de Carvalho Silva

A Lei da Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99) busca regulamentar o acesso à educação ambiental pelos cidadãos. De maneira geral, sabe-se que educação ambiental é compreendida como os processos que o indivíduo e a coletividade constroem os valores sociais, seus conhecimentos, suas habilidades, suas atitudes e suas competências relacionadas ao meio ambiente e sua proteção.

Essa lei inclui em seu conceito de educação ambiental a sustentabilidade, pois o uso sustentável dos recursos naturais é importantíssimo tendo em vista que as gerações futuras terão necessidade para suprir. A lei também relaciona os princípios básicos da educação ambiental afirmando que o meio ambiente é uma totalidade entre natureza, meio sócio- econômico e meio cultural.

A cooperação entre as diversas áreas do Brasil é estimulada em níveis pequenos e grandes, tendo como objetivo construir uma sociedade ambientalmente equilibrada com a sustentabilidade como meta da educação ambiental. De acordo com a lei, deve-se buscar no engajamento da sociedade a conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. O SINASAMA- Sistema Nacional de Meio Ambiente, os meios de comunicação, as empresas e entidades de classe, instituições públicas e privadas devem incentivar a difusão de informações sobre sustentabilidade auxiliando o processo educativo do meio ambiente.

Também pela lei é garantido o direito à educação ambiental para a sociedade como um todo, focando, também, na construção de valores, no incentivo de atitudes e no desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas para a identificação, prevenção e solução de problemas ambientais.

É de extrema importância à capacitação e formação da sociedade como um todo a fim de promover a educação ambiental. A lei envolve não somente alunos, mas também a sociedade em geral, assim como envolve os direitos humanos e a educação em todos os níveis de ensino, assim como suas modalidades.

- Referências:
L9795. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 26 abr. 2021.
SILVA. A Lei 9.795/99 e a efetividade da sustentabilidade ambiental. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/51926/a-lei-9-795-99-e-a-efetividade-da-sustentabilidade-ambiental>. Acesso em: 26 abr. 2021.

3 de maio de 2021

Dia 03/05: Dia do Sol

Texto escrito pelo aluno Luan Pereira Salim 

O sol é uma peça fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta. Cultuado como um deus por antigas civilizações, esse astro tem participação fundamental em diversos processos naturais, graças à sua energia térmica e luminosa.

Contando com uma massa 330000 vezes maior que a da terra, o sol é formado por 74% de hidrogênio, 24% de hélio, e o restante abrange oxigênio, ferro, carbono, e outros elementos. Toda a energia produzida pelo astro é proveniente do processo de fusão nuclear, que é desencadeada pela enorme temperatura (aproximadamente 15 milhões de kelvins), e de sua enorme pressão no núcleo.

Pensando em sua importância para a vida na Terra, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, optou por dedicar o dia 03 de maio para homenagear o nosso “astro rei”.

Além disso, o dia é dedicado à conscientização sobre a utilização de fontes renováveis de energia. Esse assunto é extremamente pertinente à comemoração, pois, direta ou indiretamente, o sol é a principal fonte de energia do mundo. Mesmo com fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais, há centenas de milhares de anos.

- Referências: 
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/sol.htm

https://www.energiasolarshop.com.br/post/em-03-de-maio-%C3%A9-comemorado-o-dia-do-sol