Texto escrito pelo aluno Luan Pereira Salim
O sol é uma peça fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta. Cultuado como um deus por antigas civilizações, esse astro tem participação fundamental em diversos processos naturais, graças à sua energia térmica e luminosa.
Contando com uma massa 330000 vezes maior que a da terra, o sol é formado por 74% de hidrogênio, 24% de hélio, e o restante abrange oxigênio, ferro, carbono, e outros elementos. Toda a energia produzida pelo astro é proveniente do processo de fusão nuclear, que é desencadeada pela enorme temperatura (aproximadamente 15 milhões de kelvins), e de sua enorme pressão no núcleo.
Pensando em sua importância para a vida na Terra, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, optou por dedicar o dia 03 de maio para homenagear o nosso “astro rei”.
Além disso, o dia é dedicado à conscientização sobre a utilização de fontes renováveis de energia. Esse assunto é extremamente pertinente à comemoração, pois, direta ou indiretamente, o sol é a principal fonte de energia do mundo. Mesmo com fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais, há centenas de milhares de anos.
Muito bom 👏🏻👏🏻
ResponderExcluirAmei👏🏽👏🏽👏🏽
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo 👏🏼👏🏼
ResponderExcluir