Texto escrito pela aluna Karen Viana Soares
O desflorestamento, também conhecido como desmatamento, é um processo que consiste na degradação - seja ela parcial ou total - de florestas e vegetações de um determinado local. Atualmente, esse processo tem sido provocado, principalmente, pela ação humana, que tem realizado queimadas ilegais para determinados fins, como a exploração de madeira.
Esse é um processo que ocorre há muitos anos e, por conta disso, existem algumas determinadas regiões do nosso planeta em que as florestas foram completamente destruídas, e as florestas nativas já quase não existem.
No Brasil, o desflorestamento ocorre há mais de 500 anos. Em meados do século XVI, por volta de 1530, quando se iniciou a colonização, os portugueses já degradavam a Mata Atlântica para exploração de pau-brasil, e esse bioma é, até os dias atuais, o mais devastado do território brasileiro, já tendo sido degradado 88% do bioma original.
Sabe-se que as floretas, entre outras funções, reciclam o gás carbônico, impedem que ocorra desertificação e erosão do solo e influenciam diretamente na harmonização climática, principalmente quando se trata do regime de chuvas. Logo, quando ocorre o desflorestamento, ocorre como consequência a perda da biodiversidade, podendo levar à extinção de parte da fauna e da flora, ao aumento do efeito estufa e do aquecimento global, à desertificação e erosão, entre outros efeitos, que, além de afetarem a vida ambiental, atingem diretamente a vida humana.
Referências
Muito interessante 👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirMuito bom! 👏👏👏
ResponderExcluir👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
ResponderExcluirParabéns 👏🏼
ResponderExcluirMuito bom 👏👏👏
ResponderExcluir