22 de março de 2021

Dia Mundial da Água

 Texto escrito pelo aluno Isaac Ramos Soares

A água é o princípio de todas as coisas.” (Tales de Mileto)




 No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Graças a presença dela, é possível a vida no planeta, desta forma, devemos cuidar das fontes de água que são fundamentais para a nossa sobrevivência.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo.

Como vimos a água possui tamanha importância na vida das pessoas, o que reforça a necessidade de preservar esse bem tão valioso.

Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como de todo o planeta.

Referências: 

https://somos.lojaiplace.com.br/wp-content/uploads/2020/03/agua-CRED-iStock_Chinnapong.jpg
https://mundogeo.com/wp-content/uploads/2013/09/agua1.jpg
https://educacao.estadao.com.br/blogs/crop/320x300/escola-vilaplay/wp-content/uploads/sites/393/2017/03/agua-um-bem-precioso-546x330.png
https://www.todamateria.com.br/dia-mundial-da-agua/
https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/dia-mundial-da-agua-artigo.2019-03-15.6634483767
https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-agua/
https://www.iguiecologia.com/historia-do-dia-mundial-da-agua/

21 de março de 2021

21 de Março: Dia Mundial da Floresta

 Texto escrito pela aluna Iane Menezes Barbosa

Proteger as florestas é o nosso dever!

 

 As florestas são essenciais na vida da Terra, são responsáveis pela manutenção de grande parte de fontes de água doce além de abrigarem uma vasta biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora. São elas, através das matas ciliares, que mantêm a integridade dos rios, protegem os solos de erosões, melhoram o ar que respiramos, nos protege da incidência dos raios solares através das grandes copas das suas árvores, entre outras maneiras de nos fornecer uma melhor qualidade de vida.

É de suma importância que cada um de nós tomemos conta das nossas florestas. Não podemos esperar que algo pior ocorra senão viveremos de forma depredadora. Com isso em 1971 a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”, no intuito de sensibilizar a população humana sobre a importância das florestas para a manutenção da vida na Terra e a necessidade de preservá-las. Sendo assim, definiu-se que a comemoração da data seria no dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia desta criação e  no dia 21 de março do ano seguinte foi comemorado, na Europa e em muitas outras regiões do mundo, o primeiro “Dia Mundial da Floresta” ou “Dia Internacional das Florestas”.

Seguindo a mesma linha de pensamento, em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Internacional das Florestas”, que seria celebrado nos dias 21 de março de cada ano. A criação desta nova celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.

Para celebrar o primeiro “Dia Internacional das Florestas”, a ONU lançou algumas estimativas em março de 2013. De acordo com a Organização, tanto os desmatamentos quanto o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono (um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global) geradas pelo ser humano. Contudo, nas últimas décadas a taxa de desmatamento caiu em 20%, segundo o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em entrevista à Rádio ONU.

Essa queda na taxa de desmatamento foi promissora, mas ainda existe a grande necessidade de diminuir tais ações. Para garantir a integridade das florestas, a ONU quer que o desmatamento ilegal seja erradicado, propondo que os países apoiem a sua campanha “Desmatamento Ilegal Zero”, promovendo o plantio de árvores e o controle dos desmatamentos ilegais.

 Referências:

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-floresta.htm
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/dia-internacional-das-florestas.htm

18 de março de 2021

Carta aberta aos brasileiros sobre a COVID-19

Texto escrito pelas alunas Anna Carolina de Souza Santos e Ester de Mattos Lorentz Portugal 

Há um pouco mais de um ano tivemos o primeiro caso de coronavírus no Brasil, especificamente em 26 de fevereiro de 2020, em São Paulo. No mesmo mês, o governo iniciou as estratégias para combater a pandemia da COVID-19, com a repatriação dos brasileiros que viviam em Wuhan, cidade chinesa epicentro da infecção.  Desde então, a pandemia e as ações governamentais foram variadas, com reduções e aumentos no número de casos, medidas como lockdown e também o início da vacinação em algumas localidades. 

Porém, atualmente estamos vivenciando um colapso na saúde, não só pelo aumento do número de casos que tem crescido bastante, mas também pelo cansaço psicológico de presenciar uma pandemia e acompanhar as decisões e estratégias que mudam hora a hora.

Na cidade de Teófilo Otoni, por exemplo, apesar de a vacinação já ter sido iniciada, o município está na Onda Roxa do programa Minas Consciente. Até o momento, há infelizmente mais de 190 óbitos devido à COVID-19, e os leitos de enfermaria e UTI estão quase totalmente preenchidos, sendo que o Hospital Filadélfia já atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI. Seguem alguns dados do dia 16 de março de 2021:

482 casos ativos

6463 casos recuperados

7142 casos confirmados

191 óbitos

95% dos leitos de UTI ocupados

79, 31% dos leitos de enfermaria ocupados

Já no dia 17 de março de  2021, de acordo com uma matéria da Rádio 98 FM, a situação se tornou dramática, com os leitos de UTI esgotados e até acima da capacidade de atendimento, no Hospital Santa Rosália e no Hospital Filadélfia. Há temor quanto aos suprimentos de oxigênio e produtos utilizados na internação de pacientes graves. Há filas de pacientes aguardando. Há 105% dos leitos de UTI e 90% dos leitos clínicos ocupados. As equipes estão exaustas, revezando não apenas pela cidade, mas pela região. A situação se repete ao longo do país.

Nesse sentido, pedimos encarecidamente o apoio de cada um de vocês leitores, que pensem e reflitam sobre o que é a vida. Mas o que é verdadeiramente a vida, e com a sua vida e as suas ações refletem na vida do outro. Sabemos que a melhor maneira de combater o coronavírus é através do isolamento, ou seja, sair de casa somente se houver necessidade. Porém, quando não for possível o mesmo devemos seguir algumas recomendações, como:

distanciamento social;

utilização de máscaras;

lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%;

ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;

não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas;

higienizar com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência;

não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos;

manter os ambientes limpos e bem ventilados;

Sabemos que todas as pessoas e todos os trabalhos/serviços são essenciais, porém, nesse momento caótico que vivemos, devemos tentar enxergar além daquilo que está à nossa frente. Temos que pensar nos grupos de risco, como idosos, pessoas com doenças cardíacas, pulmonares, com baixa imunidade, diabéticos, obesos, dentre outras comorbidades. Pode ser que você não se enquadre neste grupo, mas seus familiares e/ou alguém que você goste pode se enquadrar. Esse tempo que vivemos é tempo de praticar ainda mais a empatia, de saber e entender que a vida de outra pessoa pode estar em suas mãos. 

Quando lemos ou só vemos reportagens sobre a pandemia, não conseguimos entender de fato como ela nos afeta profundamente, porém, quando perdemos um pai, uma mãe ou um amigo, sentimos que talvez poderíamos ter feito mais, ter se protegido e protegido o outro, ter divulgado mais as informações verdadeiras e pertinentes, e, como em toda perda, ter amado mais. 

Precisamos, nesse momento, de mais compaixão e desejo de lutar. Tudo isso vai passar, entendemos que é uma fase, como qualquer outra etapa da vida, mas mais do que nunca precisamos da união de todos. 

Então, nós convidamos você, caro leitor, a continuar nessa luta diária ao combate a pandemia da COVID-19 e você que ainda não entendeu o quão a situação está grave, a refletir e compreender que muitas vezes é preciso olhar um pouco mais para o outro e olhar menos para si. 

Por fim, desejamos muita luz e esperança a todos os familiares que perderam seus entes queridos e aqueles que estão angustiados, seja pela contaminação, pela espera de uma vaga nos hospitais ou pelo medo de estar vivenciando esse momento. 

Referências: 

https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil

https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/84-grupos-de-risco-para-covid-19

https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk02O_l_2KxCAFIcmhl-vwnxUU0Q9-w%3A1615997012219&ei=VChSYLD-DL695OUPw-O2gAg&q=numeros+de+mortes+no+brasil+hoje+coronavirus&oq=numeros+de+mortes+no+brasil+hoje+coronavirus&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBggAEBYQHjIGCAAQFhAeOgUIABCxAzoECC4QQzoECAAQQzoICAAQsQMQgwE6BAgjECc6BwgjEOoCECc6AggAOggILhCxAxCDAToOCAAQsQMQgwEQxwEQrwE6CggAELEDEIMBEAo6BAgAEAM6BQgAEMQCOgQIABANUM2pN1iS8Ddgu_E3aAZwAngCgAHvAogBqD2SAQgwLjUxLjAuMpgBAKABAaoBB2d3cy13aXqwAQrAAQE&sclient=gws-wiz&ved=0ahUKEwiw-Pv-2bfvAhW-HrkGHcOxDYAQ4dUDCA0&uact=5

https://www.instagram.com/prefeiturato/

https://www.instagram.com/p/CMekgMmgRXo/

https://www.youtube.com/watch?v=FeHn0KUyTM4

16 de março de 2021

Embalagens Sustentáveis: uma forma de minimizar danos ao meio ambiente

Texto escrito pela aluna Graziele Costa Cardoso 

O mundo está cada vez mais evoluído e passando por transformações que trás muitas mudanças para o meio ambiente. Sabemos que a ação humana acelera processos degradáveis prejudicando o meio ambiente. Tendo em vista que vários processos ocorrem, e que nós provocamos o acúmulo de resíduos no meio ambiente, principalmente nos oceanos, é de extrema importância buscar estratégias para minimizar os danos causados na natureza. Uma forma bem bacana que vem ganhando espaço é a produção de embalagens sustentáveis, estas vêm como opção de reduzir impactos no ambiente quando são descartadas.

         As embalagens sustentáveis são feitas a partir de materiais orgânicos, recicláveis ou biodegradáveis que não utilizam muita energia nem petróleo para produção. Vale ressaltar que a produção das embalagens visa três pilares importantes: o social, o econômico e o ambiental. Para entendermos melhor esses três pilares precisamos definir o objetivo real de quando falamos de sustentabilidade. A sustentabilidade é vista como a busca ao aperfeiçoamento e práticas que buscam reduzir os impactos ambientais, e esses três pilares se encaixam perfeitamente no conceito de sustentável, nós como sociedade devemos ter um olhar bem atento ao nosso meio ambiente já que somos dependentes dos recursos e responsáveis pelas consequências do uso deles. 

Exemplos de embalagens sustentáveis são: 

Embalagens de papel reciclado; 

Embalagens de plástico feitas a partir do milho; 

Embalagens feitas a partir do cogumelo; 

Embalagens feitas a partir da mandioca. 

Mas quais são os benefícios das embalagens sustentáveis? São alguns deles: 

Redução de custo: reduz processos evitando desperdícios e fazendo uso de materiais recicláveis, mas vale ressaltar que algumas ainda têm um alto custo de produção, mas são minorias; 

 • Melhorias no branding: a sustentabilidade melhora a imagem da empresa, ou  

seja, no mercado uma empresa sustentável ganha mais espaço já que muitos consumidores se preocupam com as questões ambientais; 

 • Reduz impactos ambientais: as embalagens são feitas a partir de materiais orgânicos ou recicláveis, isso faz com que não utilizemos outros recursos e assim preservamos a natureza, e quando descartados os impactos se tornam mínimos; 

 • Vantagem na competitividade: minimiza custos facilitando na embalagem dos produtos, no transporte e reduz os impactos. Se houver uma boa imagem a empresa ficará à frente de outras. 

Temos dentro desse conceito de embalagens sustentáveis, um conceito importante chamado logística reversa que visa o descarte e o aproveitamento das embalagens de forma apropriada que ajuda no meio ambiente isso faz com que os benefícios sejam tanto das empresas que utilizam desse processo quanto o bem para o meio ambiente.


Referências:
 
https://materiaisjr.com.br/por-que-as-embalagens-sustentaveis-sao-a-sua-melhor-escolha/?gclid=Cj0KCQiAs5eCBhCBARIsAEhk4r6bDRl-Jc5-hiYlbgFRpRC9zLDAO7jXSKAoPtNa_TIcoSA0wZHPYhYaAqGDEALw_wcB 

https://www.ecycle.com.br/6316-embalagens-sustentaveis.html 

http://blog.indumak.com.br/7-inovacoes-em-embalagens-sustentaveis-que-voce-precisa-conhecer/?gclid=Cj0KCQiAs5eCBhCBARIsAEhk4r4hHSA4DNYQcL6c_aTH5E35IU9PC4_mgBVY1j2Gv15uapbGwkiUTEgaAjGjEALw_wcB 


https://blog.gs1br.org/embalagens-sustentaveis-5-beneficios-do-seu-uso-para-sua-empresa/#:~:text=Vantagem%20competitiva,menos%20impactantes%20no%20meio%20ambiente. 

https://sustentavel.com.br/embalagens-sustentaveis/#:~:text=Essas%20embalagens%20s%C3%A3o%20consideradas%20biodegrad%C3%A1veis,utilizados%20na%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20alimentos. 

https://gepea.com.br/porque-investir-em-embalagens-sustentaveis/

Imagens 
https://www.scuadra.com.br/blog/embalagem-sustentavel-5-motivos-para-sua-empresa-usar-tambem/ 

https://www.scuadra.com.br/blog/embalagem-eco-friendly-ser-sustentavel-sem-sacrificar-o-estilo/ 

http://www.portubrasil.com.br/50-embalagens-ecologicas-galeria-das-melhores-solucoes-em-embalagem-sustentavel/ 


14 de março de 2021

A importância do desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis

Texto escrito pelo aluno Rander Martins Santos
Fonte: Rio Paraopeba em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte - Ftot: Thais Pimentel/G1, janeiro de 2021.

     Neste domingo, vamos salientar a importância do dia internacional de luta contra as barragens pela água, rios e vida, haja visto que esta data remete a luta promissora e constante de movimentos sociais apoiados por milhares de pessoas que foram acometidos a desastres oriundos das construções de barragens, que por sua vez, destruíram vidas e deixou marcas profundas nas histórias dos residentes próximos a região.

    Vale ressaltar que no Brasil, a praticamente dois anos após o rompimento da barragem de rejeito de minério de ferro da Vale na cidade de Brumadinho (MG), o Rio Paraopeba, acometido pela onda de lama, não se recuperou em sua totalidade. Com o “falecimento" decretado ao rio depois de conceber uma enxurrada de dejetos, este incapacitou-se dissociar os contaminantes até o presente momento. Sendo assim, a água presente continua inapropriada para o consumo, e sem previsão de recuperação para uso contínuo. 

    Dessa forma, as questões que tangem a preservação dos rios não contemplam somente a outros países. É algo que está incrementado nos desastres nacionais, e cabe a nós como cidadãos responsáveis e conscientes dos nossos atos, refletir sobre os impactos que estes tem proporcionado, e então, propor ideias e projetos coletivos que visem minimizar esses efeitos a fim e restaurar a vida dessas pessoas, beneficiando o bem estar social da população e colaborando com a tríade sustentável( ambiental, econômico e social). E você caro leitor, o que tem feito para preservar os nossos rios hoje?

Referências:

GIRARDI, Giovana. Tragédia em Brumadinho, 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/01/24/um-ano-depois-rio-paraopeba-ainda-nao-se-recuperou-da-lama.htm#:~:text=Um%20ano%20ap%C3%B3s%20o%20rompimento,contaminantes%20ao%20longo%20do%20ano>. Acesso em 12 de março de 2021.

GREENPEACE. 14 de março: Dia Internacional de Luta Contra as Barragens e pelos Rios, 2017. Disponível em: < https://www.greenpeace.org/brasil/blog/14-de-marco-dia-internacional-de-luta-contra-as-barragens-e-pelos-rios/>. Acesso em 12 de março de 2021.

9 de março de 2021

O que podemos fazer para preservar a natureza?

 Texto escrito pelo aluno Yani Staling Murca

  De conhecimento de todos e, infelizmente, preocupação por parte, o meio ambiente está sofrendo cada dia mais por atitudes geradas no cotidiano mundial e o planeta Terra pede socorro. As mudanças climáticas estão sendo notadas e se permanecermos com os mesmo hábitos, isso tudo terá um fim. 

  A natureza é um conjunto de elementos imensamente rico e valioso para cada um que pode desfrutar desse cenário.  Composto por cada detalhe existente e passível de observação e sensação, como, mares, montanhas, arvores, animais e outros, esse universo de diversidade e distribuição única enfrenta problemas sérios para se manter vivo junto às ações antrópicas no decorrer dos tempos.

  Disposto de inúmeros recursos, renováveis e não renováveis, cada átomo precisa de cuidados específicos de tratamento, pois gera uma reação no planeta. A conscientização é o passo inicial para que esses recursos se mantenham em longo prazo.

  O crescimento urbano é o maior provedor do desgaste ambiental. O planejamento urbano, apesar de ter ações desde as civilizações bem antigas, tornou-se complexo com o inicio da Idade Moderna e a Revolução industrial. No dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho, os 5 continentes para promovem o alcance da importância dos cuidados com a natureza.

  Quando pensamos em ajudar o meio ambiente rapidamente associamos as grandes indústrias e empresas de porte maior como os culpados de geração da poluição e, consequentemente, os responsáveis em remover e ou diminuir esses problemas. Por certo lado, não é mentira, mas existem maneiras de ajudar o meio ambiente de maneiras simples e individual. Veja essas dicas que podem ser tomadas nas nossas rotinas:

1- Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível: Reaproveitar a casca de banana ao transformá-la em adubo; utilizar os dois lados de uma folha de papel

2- Harmonize a sua relação com a água: não jogar lixo nas em ros, lagos e outros ambientes e aquáticos; reaproveitar água da maquina de lavar, da chuva e outros para limpezas de chão, por exemplo; evitar banhos prolongados.

3- Mantenha respeito com fauna e flora: não comprar animais silvestres sem registro; acionar empresas competentes quando encontrar animal que está vivendo no ambiente que prejudique o seu estilo de vida; preservar mata; não realizar podas ilegais e colocar fogo em locais indevidos.

4- seja mais consciente com seu bolso e a natureza: evitar uso desnecessário de plástico; diminuir produção é consequência de redução de consumo.

Muitas coisas podem ser feitas de forma individual, mas o melhor de tudo é compartilhar informação positiva. Então, repassar para amigos e familiares, dividir com quem precisa ajuda a reconstruir um mundo melhor.

Referências: 
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/10-dicas-importantes-para-preservar-meio-ambiente.htm
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/o-que-voce-pode-fazer-para-preservar-o-meio-ambiente-

Imagens:
https://miro.medium.com/max/640/1*Px6b_zZ1yR2bteCp3gghXg.jpeg 

3 de março de 2021

Dia 03 de Março- Dia da Vida Selvagem

Texto escrito pela aluna  Jéssica Fernanda Sousa Pinto

 


No dia 03 de março é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o dia mundial da vida selvagem. Esta data foi estabelecida desde o ano de 2013 e tem por objetivo, além de comemorar e dar visibilidade às espécies de vida selvagem, alertar sobre a necessidade de protege-las (G1).

A vida selvagem é composta pelos seres vivos animais e vegetais que são capazes de sobreviver e procriar na natureza sem interferências externas (SANTOS et al, 2011). De acordo com Santos (2011), os animais são os seres que mais chamam a atenção, pois são mais dinâmicos que as plantas, e o conjunto da fauna de uma região é o resultado de da história, assim como da área e das condições ecológicas do local observado.

A fauna e flora são de suma importância para a continuidade da vida humana no planeta, visto que estão diretamente ligados ao equilíbrio ecológico do planeta, no entanto os dados apontam que, mesmo com uma legislação que impeça, dia a dia essa vida vem sendo destruída de forma ilegal.

 O diretor geral das Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) afirma que o objetivo da data no ano de 2021 é ressalta o valor das florestas e da vida selvagem das florestas que sevem para subsistência das comunidades que nelas habitam e o bem estar daquelas que vivem em locais afastados das florestas. Segundo o diretor, nunca foi tão importante planejar um evento sustentável, afim de preservar a vida selvagem e a vida humana. 

      A ONU disponibiliza dados alarmantes acerca da vida selvagem do planeta, dentre eles podemos destacar o fato de que o tráfico de animais e a caça  rendem aproximadamente 213 milhões de dólares por ano, e de que entre os anos de 2010 e 2012.

       Para mais informações sobre a vida selvagem, acesse o site do FAO: https://www.wildlifeday.org/content/outreach-material. 

2 de março de 2021

Consumo Sustentável

     Texto escrito pela aluna Ester de Mattos Lorentz Portugal

    O termo “Consumo Sustentável” não tem uma definição única. Quando pesquisamos na internet sobre o assunto surgem diversos resultados diferentes. Mas, em geral, essa expressão está relacionada com as importantes atitudes que nós como consumidores devemos assumir para ter uma pegada mais leve e preservar o meio ambiente. São várias as opções para tornar o consumo mais sustentável, dentre elas chocolates sustentáveis, jeans sustentável, escova sustentável. Ou seja, consumir produtos que presam pela conservação do meio ambiente em sua produção. 

    Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o mundo já perdeu muito de suas florestas, pode-se dizer uma área superior a dois Estados de São Paulo. Além disso, outro fator agravante é a poluição atmosférica que, de acordo com um estudo publicado pela Enviromental Research Letters causa mais de dois milhões de mortes atualmente. 

    Com isso, podemos perceber que o planeta está em uma situação preocupante e que ações como o consumo sustentável podem amenizar os danos. 

    O consumo sustentável vai além do que chamamos de “consumo verde”, este, está relacionado com a escolha por parte dos consumidores de consumir produtos que não agridam o ambiente, desde sua produção até o descarte, sendo esses os produtos ecologicamente corretos. Nesse sentido, entende-se que os consumidores verdes trocam uma marca por outra, enquanto o objetivo do consumo sustentável deve ser atingido através de ações coletivas, mudanças políticas, econômicas e institucionais que visam a redução e transformação dos padrões de consumo e não apenas a substituição dos produtos. 

    Antes de consumir qualquer produto, devemos nos questionar se realmente precisamos dele. Para isso, devemos entender a diferença entre as necessidades e os desejos. As necessidades refletem aquilo que é indispensável, como alimentação, moradia digna, vestuário. Já os desejos têm origens psicológicas e não infinitos. Em geral, devemos pensar e tentar viver com menos e não adquirir bens supérfluos. Além disso, devemos também adotar novos hábitos, como priorizar produtos e serviços produzidos com respeito ao meio ambiente, levar uma sacola própria para as compras, evitar produtos descartáveis, reutilizar materiais, separar corretamente o lixo para a reciclagem, economizar água, não desperdiçar alimentos e, cobrar posicionamento dos governantes e empresas, já que todos são responsáveis ambientalmente. 

    Não se esqueça de compartilhar essa postagem, para que o consumo sustentável faça parte da vida de todos! 

Referências
https://www.ecycle.com.br/2111-consumo-sustentavel.html
https://www.infoescola.com/ecologia/consumo-sustentavel/