Texto escrito pela aluna Iane Menezes Barbosa
Proteger as florestas é o nosso dever!
As florestas são essenciais na vida da Terra, são responsáveis pela manutenção de grande parte de fontes de água doce além de abrigarem uma vasta biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora. São elas, através das matas ciliares, que mantêm a integridade dos rios, protegem os solos de erosões, melhoram o ar que respiramos, nos protege da incidência dos raios solares através das grandes copas das suas árvores, entre outras maneiras de nos fornecer uma melhor qualidade de vida.
É de suma importância que cada um de nós tomemos conta das nossas florestas. Não podemos esperar que algo pior ocorra senão viveremos de forma depredadora. Com isso em 1971 a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”, no intuito de sensibilizar a população humana sobre a importância das florestas para a manutenção da vida na Terra e a necessidade de preservá-las. Sendo assim, definiu-se que a comemoração da data seria no dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia desta criação e no dia 21 de março do ano seguinte foi comemorado, na Europa e em muitas outras regiões do mundo, o primeiro “Dia Mundial da Floresta” ou “Dia Internacional das Florestas”.
Seguindo a mesma linha de pensamento, em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Internacional das Florestas”, que seria celebrado nos dias 21 de março de cada ano. A criação desta nova celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.
Para celebrar o primeiro “Dia Internacional das Florestas”, a ONU lançou algumas estimativas em março de 2013. De acordo com a Organização, tanto os desmatamentos quanto o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono (um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global) geradas pelo ser humano. Contudo, nas últimas décadas a taxa de desmatamento caiu em 20%, segundo o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em entrevista à Rádio ONU.
Essa queda na taxa de desmatamento foi promissora, mas ainda existe a grande necessidade de diminuir tais ações. Para garantir a integridade das florestas, a ONU quer que o desmatamento ilegal seja erradicado, propondo que os países apoiem a sua campanha “Desmatamento Ilegal Zero”, promovendo o plantio de árvores e o controle dos desmatamentos ilegais.
Referências:
Muito bacana 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirMuito bom 👏🏽👏🏽
ResponderExcluir