Texto escrito pelo aluno Yani Staling Murca
De conhecimento de todos e, infelizmente, preocupação por parte, o meio ambiente está sofrendo cada dia mais por atitudes geradas no cotidiano mundial e o planeta Terra pede socorro. As mudanças climáticas estão sendo notadas e se permanecermos com os mesmo hábitos, isso tudo terá um fim.
A natureza é um conjunto de elementos imensamente rico e valioso para cada um que pode desfrutar desse cenário. Composto por cada detalhe existente e passível de observação e sensação, como, mares, montanhas, arvores, animais e outros, esse universo de diversidade e distribuição única enfrenta problemas sérios para se manter vivo junto às ações antrópicas no decorrer dos tempos.
Disposto de inúmeros recursos, renováveis e não renováveis, cada átomo precisa de cuidados específicos de tratamento, pois gera uma reação no planeta. A conscientização é o passo inicial para que esses recursos se mantenham em longo prazo.
O crescimento urbano é o maior provedor do desgaste ambiental. O planejamento urbano, apesar de ter ações desde as civilizações bem antigas, tornou-se complexo com o inicio da Idade Moderna e a Revolução industrial. No dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho, os 5 continentes para promovem o alcance da importância dos cuidados com a natureza.
Quando pensamos em ajudar o meio ambiente rapidamente associamos as grandes indústrias e empresas de porte maior como os culpados de geração da poluição e, consequentemente, os responsáveis em remover e ou diminuir esses problemas. Por certo lado, não é mentira, mas existem maneiras de ajudar o meio ambiente de maneiras simples e individual. Veja essas dicas que podem ser tomadas nas nossas rotinas:
1- Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível: Reaproveitar a casca de banana ao transformá-la em adubo; utilizar os dois lados de uma folha de papel
2- Harmonize a sua relação com a água: não jogar lixo nas em ros, lagos e outros ambientes e aquáticos; reaproveitar água da maquina de lavar, da chuva e outros para limpezas de chão, por exemplo; evitar banhos prolongados.
3- Mantenha respeito com fauna e flora: não comprar animais silvestres sem registro; acionar empresas competentes quando encontrar animal que está vivendo no ambiente que prejudique o seu estilo de vida; preservar mata; não realizar podas ilegais e colocar fogo em locais indevidos.
4- seja mais consciente com seu bolso e a natureza: evitar uso desnecessário de plástico; diminuir produção é consequência de redução de consumo.
Muitas coisas podem ser feitas de forma individual, mas o melhor de tudo é compartilhar informação positiva. Então, repassar para amigos e familiares, dividir com quem precisa ajuda a reconstruir um mundo melhor.
👏👏👏👏👏 Muito bom!
ResponderExcluirMuito interessante 👏🏻👏🏻
ResponderExcluir