15 de setembro de 2022

Fauna do Cerrado Brasileiro

 Texto escrito pela aluna Angela Silva Coelho


O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, ocupa cerca de 22% do território brasileiro, compreendendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. É considerado a savana mais rica do mundo em termos de biodiversidade, pois abriga diversos ecossistemas e, sobretudo, as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Bacia Amazônica/Tocantins, Bacia do rio São Francisco e Bacia da Prata.

 As aves compõem com muitas cores o cenário do Cerrado, onde podem ser encontrados carcarás, tucanos, araras, maritacas, seriemas, udus-de-coroa-azul, joões-de-barro, araras-azuis, gaviões, papagaios, periquitos, corujas, pica-paus e muitas outras.

Entre os mamíferos de médio e grande porte destacam-se os lobos-guará, anta, ariranha, capivara, raposa-do-campo, cachorro-do-mato, onça-pintada e onça-parda, veado-catingueiro, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, queixada, sagui-de-tufos-preto, guariba-de-mãos-ruivas e etc.

O grupo mais diversos dos répteis é o das serpentes, sendo que as mais comuns são a jararaca-da-mata, cascavel, coral-verdadeira e a jiboia. Muitas espécies de lagartos também ocorrem no bioma, como o lagarto-verde e o calango. Também abriga algumas espécies de jacarés, como o jacaretinga, e de quelônios, como o cágado-amarelo e o muçuã.

Entre as principais espécies de peixes temos a pirapitinga, tucunaré, a traíra, cachara e a piracanjuba. O Cerrado também abriga uma elevada diversidade de invertebrados, com destaque para as abelhas, borboletas e mariposas.

O Cerrado é um bioma que, em razão da sua grande biodiversidade, deve ser conservado, por possuir poucas áreas protegidas por lei, é um dos biomas brasileiros que mais vem sofrendo deteriorações, bem como várias espécies correm o risco de entrar em extinção.


0 comments:

Postar um comentário

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.