22 de setembro de 2022

Dia da Defesa da fauna

 Texto escrito pela aluna Luana Gonzaga



    Pela Lei Federal nº 5.197, “animais de qualquer espécie, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, são propriedade do Estado, sendo proibida sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”. Apontado como a terceira maior atividade ilícita no mundo, depois das armas e das drogas, o tráfico de animais movimenta entre US$ 10 e 20 bilhões por ano. O Brasil abriga grande parte das espécies traficadas, segundo o “Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre”, feito pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas).

    O Dia de Defesa da Fauna nos lembra que a liberdade dos animais é fundamental na preservação da natureza. Exatamente porque eles dão vida aos ecossistemas e biomas. Na terra, no mar ou no ar, a fauna brasileira é a mais diversa do mundo. São mais de 120 mil espécies de invertebrados e outras 8,9 mil de vertebrados. Mas as atividades humanas ameaçam a vida selvagem. A primeira lista de animais da fauna brasileira ameaçados de extinção foi publicada em 1968.

    Para proteger a fauna dessas ameaças, há diversos instrumentos legais, assim como programas elaborados para promover a conservação das espécies, tanto em nível federal, estadual como municipal. No Dia de Defesa da Fauna, reforçamos a importância de se reduzir o desmatamento, a caça, a pesca e o tráfico ilegal de animais. Vamos colaborar com a preservação!

Referência

CONAFER. Dia de defesa da fauna: Os animais nascem livres, livres devem viver. CONAFER. [S.I.]: 22 set. 2021. Disponível em: <https://conafer.org.br/dia-de-defesa-da-fauna-os-animais-nascem-livres-livres-devem-viver/>. Acesso em: 20 set. 2022.

GOVERNO SÃO PAULO. 22 de setembro - Dia mundial da fauna. Governo do Estado de São Paulo. São Paulo: 21 set. 2020. Disponível em: <https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/22-de-setembro-dia-mundial-da-fauna/>. Acesso em: 20 set. 2022.

21 de setembro de 2022

Dia da Árvore

 Texto escrito pelo aluno José Marcos S Coutinho

    No dia 21 de setembro, quarta feira, comemora-se no Brasil o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida pelo “simples” fato que esse dia antecede a primavera no hemisfério sul.

    Esse dia é comemorado para que a nossa população entenda o papel fundamental das árvores no nosso dia a dia. Sem as árvores, não é possível produzir a fotossíntese. Com algumas espécies, é possível evitar erosões, e também, melhorar a umidade do ar. Outro objetivo desse dia é conscientizar sobre a importância de preservar as árvores e florestas.

    Diante de todos os benefícios que uma árvore pode causar no nosso cotidiano, é de suma importância que a nossa população saiba que é necessário proteger esse nosso bem tão precioso.

Referência

CARVALHO, F. A Maior Árvore da Floresta Amazônica. Mata Nativa. [S.I.], 24 set. 2019. Disponível em: <https://matanativa.com.br/a-maior-arvore-da-floresta-amazonica/>. Acesso em: 20 set. 2022.

SOUSA, P. Conceito de árvore. Conceito.de. [S.I.], 20 mai. 2022. Disponível em: <https://conceito.de/arvore>. Acesso em: 20 set. 2022.

TOMAZELLA, N. Dia da árvore. Estudo Kids. [S.I.], 02 abr. 2014. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/dia-da-arvore/>. Acesso em: 20 set. 2022.

16 de setembro de 2022

Cerrado

 Texto escrito pela aluna Tatiane Burmann Hirle



    O bioma Cerrado abrange cerca de 22% do território brasileiro, considerado o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Sendo encontrado nos estados: Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia. E Localiza-se em três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) o que, contribui para sua biodiversidade.

    Repleto de biodiversidade, que possui uma fauna representada por espécies como lobo-guará e onça-pintada. E sua vegetação é amplamente diversificada, apresentado variadas fitofisionomias com características específicas de acordo com a área abrangida.

    Por conseguinte, sua vegetação é, em sua maior parte, semelhante à de savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos. E pelo fato de serem muito extenso, precisam que sua localização apresente mudanças no ecossistema.

    De certo, o Cerrado abriga, aproximadamente, 11.627 espécies de plantas nativas, sendo que, desse total, cerca de 4.400 espécies são endêmicas (existem apenas nesse bioma). Há espécies de plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós. As principais cores encontradas nesse bioma são os tons de verde, amarelo e marrom, devido à descoloração sofrida dada a intensa radiação solar.

    Como o bioma Cerrado compreende uma área formada por diversas bacias hidrográficas e por grandes aquíferos, representando cerca de 8% da disponibilidade de água a nível nacional. Onde o intenso desmatamento ocasiona o assoreamento das áreas das bacias hidrográficas, o que gera contaminação das águas, principalmente pelo uso excessivo de agrotóxicos nas plantações.

    Assim, no 11 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Cerrado, sendo uma data marcada por eventos e ações para promover a preservação desse bioma, que ao longo das décadas está sofrendo com a devastação de sua vegetação original em decorrência da expansão do agronegócio.

Referência

SANO, E.E.; JESUS, E.T.; BEZERRA, H.S. Mapeamento e quantificação de áreas remanescentes do Cerrado através de um sistema de informações geográficas. Sociedade e Natureza, v.13, p.47-62, 2001.

SILVA, I. S. da. Alguns aspectos da ciclagem de nutrientes em uma área de cerrado (Brasília, DF): chuva, produção e decomposição de liter. Brasília, Universidade de Brasília 1983

15 de setembro de 2022

Fauna do Cerrado Brasileiro

 Texto escrito pela aluna Angela Silva Coelho


O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, ocupa cerca de 22% do território brasileiro, compreendendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. É considerado a savana mais rica do mundo em termos de biodiversidade, pois abriga diversos ecossistemas e, sobretudo, as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Bacia Amazônica/Tocantins, Bacia do rio São Francisco e Bacia da Prata.

 As aves compõem com muitas cores o cenário do Cerrado, onde podem ser encontrados carcarás, tucanos, araras, maritacas, seriemas, udus-de-coroa-azul, joões-de-barro, araras-azuis, gaviões, papagaios, periquitos, corujas, pica-paus e muitas outras.

Entre os mamíferos de médio e grande porte destacam-se os lobos-guará, anta, ariranha, capivara, raposa-do-campo, cachorro-do-mato, onça-pintada e onça-parda, veado-catingueiro, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, queixada, sagui-de-tufos-preto, guariba-de-mãos-ruivas e etc.

O grupo mais diversos dos répteis é o das serpentes, sendo que as mais comuns são a jararaca-da-mata, cascavel, coral-verdadeira e a jiboia. Muitas espécies de lagartos também ocorrem no bioma, como o lagarto-verde e o calango. Também abriga algumas espécies de jacarés, como o jacaretinga, e de quelônios, como o cágado-amarelo e o muçuã.

Entre as principais espécies de peixes temos a pirapitinga, tucunaré, a traíra, cachara e a piracanjuba. O Cerrado também abriga uma elevada diversidade de invertebrados, com destaque para as abelhas, borboletas e mariposas.

O Cerrado é um bioma que, em razão da sua grande biodiversidade, deve ser conservado, por possuir poucas áreas protegidas por lei, é um dos biomas brasileiros que mais vem sofrendo deteriorações, bem como várias espécies correm o risco de entrar em extinção.


12 de setembro de 2022

A importância das Florestas Amazônicas

 Texto escrito pela aluna Maria Luiza Soares Freitas

Com uma área que abrange nove países, a Floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, contendo mais da metade da biodiversidade do mundo, representando um grande tesouro para a humanidade e um grande potencial para o desenvolvimento da biotecnologia. Podendo ser encontrado, na mesma, diversos tipos de essências, substâncias para o combate às pragas e para o desenvolvimento de produtos farmacológicos, além de conter um grande potencial para a geração de novas fontes de recursos utilizáveis.

Essa região possui um papel influente no uso múltiplo dos recursos hídricos, como, água potável, navegabilidade, aproveitamento energético, pesca, lazer.As florestas da Amazônia funcionam como grandes barreiras contra incêndios, não deixando que o fogo, que escapa de campos agrícolas e pastagens, se espalhe. A vegetação alta e densa das florestas e sua capacidade de permanecer sempre verde e exuberante, mesmo nos meses de seca, são o segredo deste importante serviço ecológico. O sombreamento da floresta mantém sua umidade e a protege contra os incêndios.

Pensando em mudanças climáticas, essa região funciona como grandes armazéns de carbono, o qual se encontra estocado nos tecidos vegetais. Quando a floresta é derrubada e queimada, este carbono é liberado para a atmosfera, contribuindo para o aumento da temperatura da Terra devido ao efeito estufa. O desmatamento na Amazônia libera 200 milhões de toneladas de carbono por ano. Por outro lado, a Amazônia armazena em suas florestas o equivalente a uma década de emissões globais de carbono.

Para criarmos uma sociedade cada vez mais interessada e empenhada em proteger e conservar nossas florestas, há diversos motivos que contribuem para ensinar desde cedo as crianças sobre a Floresta Amazônica. Entre eles temos desenvolvimento da consciência ambiental a criança deve ter a compreensão do Meio Ambiente e das consequências que nossos atos exercem sobre ele. Isso se torna importante para levar uma vida equilibrada, que busque preservar ao máximo os recursos naturais. O incentivo à preservação do Meio Ambiente é importante para que as crianças entendam qual a importância de preservar a Floresta Amazônica, o desmatamento e outras ações prejudiciais ao Meio Ambiente tendem a diminuir. A valorização da fauna e da flora brasileiras é de suma importância, já que o Brasil é um dos países mais agraciados em termos de natureza no mundo, o que merece ser destacado e entendido pelos menores desde cedo.

Referência:

AMAZÔNIA, Ipam. A importância das florestas em pé. 2010. Disponível em: https://ipam.org.br/cartilhas-ipam/a-importancia-das-florestas-em-pe/#:~:text=Serviços%20Ecológicos-,A%20floresta%20Amazônica%20representa%20um%20terço%20das%20florestas%20tropicais%20do,doce%20e%20proteger%20a%20biodiversidade.. Acesso em: 05 set. 2022.

PONSO, Leonardo. ENSINE A IMPORTÂNCIA DA FLORESTA AMAZÔNICA A SEUS FILHOS E CONSCIENTIZE-OS SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE! 2021. Disponível em: https://quindim.com.br/blog/a-importancia-da-floresta-amazonica/. Acesso em: 05 set. 2022.