16 de junho de 2022

Degradação dos oceanos e mares

 Texto escrito pelo aluno Lucas Matheus Alves da Rocha

    Os oceanos e mares, que são representados pelo biociclo talassocilo, tem extrema importância no clima do planeta e representa o maior percentual de biodiversidade da biosfera. Entretanto, a interversão humana através dos produtos de suas atividades, como a poluição, pesca excessiva e emissão de gases tóxicos, tem promovido uma grande degradação do ecossistema marinho. 

    A maior parte dos dejetos que são jogados nesses ecossistemas são tóxicos para o ambiente ou não são biodegradáveis, sendo o mais evidente, o plástico onde segundo o estudo da fundação da navegadora Ellen MacArthur e da consultoria McKinsey, divulgado durante o Fórum Econômico Mundial de Davos (2016), cerca de 8 milhões de toneladas por ano de lixo plástico são jogados nos oceanos. Dessa maneira, a ingestão desses resíduos pelos animais marinhos pode encarretar a magnificação trófica. Esse processo é prejudicial para todo o ecossistema, uma vez que a matéria no ambiente é cíclica, dessa maneira, os consumidores de níveis tróficos superiores acumulam grande parte desses materiais, que acaba provocando problemas para a permanência do animal no ecossistema. Outrossim, pode acontecer a ingestão direta do resíduo e consequências imediatas, como tem acontecido com as tartarugas.

    Além disso, devido poluição e ao acúmulo de lixo superficial, que acaba impedindo a incidência da luz solar nos oceanos, a quantidade de fitoplâncton, que é o responsável pela produtividade primária dos ecossistemas aquáticos, tem diminuído. Ademais, algum dos compostos presentes no lixo, podem ser nutritivos para alguns seres vivos. Nesse sentido, o favorecimento de uma população por conta desses nutrientes, pode promover o crescimento populacional desse indivíduo. Esse evento pode ocasionar em uma cascata trófica, que é quando há uma perturbação em níveis tróficos inferiores do ecossistema. Esse processo é muito comum com as algas, onde o seu crescimento descontrolado acaba ocasionando a chamada maré vermelha.

    Já a emissão excessiva do CO2 na atmosfera, implica na acidificação dos oceanos, culminando na diminuição do pH normal dos corpos d’água. As consequências desse evento também impactam a vida marinha, pois existem muitos que são sensíveis a um ambiente mais ácido. Além disso, a emissão de gases tóxicos na atmosfera, tem efeito direto no aquecimento global e consequentemente no aquecimento dos oceanos, que segundo o artigo de John Abraham, no jornal The Guardian em 2017, mostra que a temperatura dos oceanos está aquecendo 13% mais rapidamente do que o esperado. Nesse contexto, um dos impactos dessa atividade é o branqueamento dos corais, que juntamente com a acidificação, tem sido responsáveis por matar diversos recifes pelo mundo. Além disso, o aumento da concentração de CO2 nos oceanos, altera a disponibilidade de oxigênio e isso tem impacto direto para todas as comunidades marinhas.

    A pesca excessiva também é uma intervenção humana muito evidente. Nessa perspectiva, o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação publicado em 2016, mostra que o consumo por pessoa de peixes ultrapassou os 20 quilos por ano. Isso evidencia a retirada descontrolada dos peixes, que provoca a diminuição da biodiversidade e perturbações na cadeia trófica do ecossistema aquático. 

Referência

AGÊNCIABRASIL. Atividade humana acelera degradação dos oceans, alerta ONU. Agência Brasil. Nova York, 08 jun. 2017. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-06/atividade-humana-acelera-degradacao-dos-oceanos-alerta-onu#:~:text=A%20degrada%C3%A7%C3%A3o%20dos%20oceanos%20aumentou,das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas%20(ONU)>. Acesso em: 14 jun. 2022.

FUNVERDE. A sobrepesca e a degradação dos oceanos. FUNVERDE. [S.I], 02 jun. 2017. Disponível em: <https://www.funverde.org.br/blog/a-sobrepesca-e-a-degradacao-dos-oceanos/>. Acesso em: 14 jun. 2022.

IBERDROLA. A acidificação dos oceanos: por que ocorre e quais são as suas consequências?. Iberdrola. [S.I], [s.d]. Disponìvel: <https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/acidificacao-oceanos>. Acesso em: 14 jun. 2022.

MAFIA. Branqueamento de corais: o que é e como acontece. Mafia do Mergulho. [S.I], 28 nov. 2019. Disponível em: <https://www.mafiadomergulho.com.br/branqueamento-de-corais-o-que-e-e-como-acontece/>. Acesso em 14 jun. 2022.

PENSAMENTO VERDE. Fenômenos naturais: saiba o que é a maré vermelha. Pensamento Verde. [S.I], 04 jun. 2014. Disponível: <https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/fenomenos-naturais-saiba-o-que-e-mare-vermelha/>. Acesso em: 14 jun. 2022.

Um comentário:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.