14 de março de 2022

Dia Mundial de Luta dos Atingidos por Barragens e Dia do Rio

 Texto escrito pelo aluno José Marcos Silveira Coutinho

    Basicamente, o Dia Mundial dos Atingidos por Barragens é um dia que representa a batalha dos moradores que tiveram suas vidas transformadas, com construções de barragens. Esse dia é muito importante para que possamos nos atentar sobre o quanto esses projetos de barragens causam danos, não só para a vida, mas também no meio ambiente. Um dos maiores exemplos de desastres relacionados com as barragens foi o rompimento de uma barragem, de rejeitos de minério, que despejou mais de 40 bilhões de litros de lama no Rio Doce, que ocasionou milhares de mortes, e houve um grande destruimento na fauna e flora, em 700 km do leito do rio.


    Falando um pouco sobre o Dia do Rio, esse dia é comemorado em 24 de novembro. Essa data foi criada por alguns fatores, dentre eles, a grande preocupação com a falta de água, e também, orientar as pessoas sobre a importância de preservar e proteger os recursos naturais.

Referências
14 de março: Dia Internacional de Luta Contra as Barragens e pelos Rios. Greenpeace, 2017. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/14-de-marco-dia-internacional-de-luta-contra-as-barragens-e-pelos-rios/. Acesso em: 14 mar. 2022.

DIA do Rio. Limpa Brasil, s.d. Disponível em: https://www.limpabrasil.org/diadorio/. Acesso em: 14 mar. 2022.

CORDEIRO, Tiago. Por que o Brasil tem tantas barragens perigosas? Guia do Estudante, 2019. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/por-que-o-brasil-tem-tantas-barragens-perigosas/. Acesso em: 14 mar. 2022.

MICHEL, Sandra Eliane. Dia Do Rio - 24 De Novembro. Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas, 2017. Disponível em: https://www.aguas.sc.gov.br/base-documental-rio-cubatao-sul/noticias-rio-cubatao-sul/item/5384-dia-do-rio-24-de-novembro/5384-dia-do-rio-24-de-novembro. Acesso em: 14 mar. 2022.

Um comentário:

  1. Mais um ano que os atingidos pelas barragens não recebem seus direitos, uma lastima.

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.