Texto escrito pela aluna Ângela Silva Coelho
Maquiagem verde ou greenwashing. Trata-se de uma estratégia utilizada por organizações e empresas para promover seus produtos com base em características que indicam sustentabilidade e responsabilidade social, com o objetivo de dar à opinião pública uma imagem ecologicamente correta da empresa. Ou seja, as marcas criam uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la e levam o consumidor a acreditar que ao comprar um produto "ecológico" está contribuindo para o meio ambiente.
Para garantir a veracidade e evitar que mais consumidores fossem enganados, foram criados rótulos,
como o FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL, Ecocert e a certificação ISO 14021. Além disso, o consumidor tem a opção de verificar no site da certificadora se a empresa consta no cadastro para garantir que a empresa não está utilizando o selo ilegalmente. Atenção também para frases vagas e sem explicações, como: ecologicamente correto, protegendo a natureza, amigo do planeta, cuidando do ambiente, responsabilidade socioambiental, pois não dizem nada de consistente.
Muito legal, parabéns!! ����
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