17 de dezembro de 2021

Geração de energia a partir do lixo

 Texto escrito pelo aluno Hyggor Cristino Alves

A produção de lixo nos perímetros urbanos vem aumentando a ritmo acelerado com o passar dos anos, e assim diminuído cada vez mais a capacidade de armazenamento dos aterros sanitários, provocando graves problemas de saúde e ambientais à sociedade ao longo prazo. Em busca de uma solução parar esse problema empresas buscaram meio de produzir energia tendo como principal fonte o lixo reciclado dos aterros sanitários.

Existem três tipos de processos de produção de energia a partir do lixo:

  • Incineração;
  • Processamento biológico;
  • Pirólise.

Iremos falar um pouco sobre cada um desses processos de geração de energia.

Incineração:

A incineração tem como objetivo a geração de energia térmica através das queimas dos resíduos, tendo como princípios de funcionamento semelhantes aos das usinas termelétricas, porem ao invés da queima de carvão, gás ou óleo o lixo que será incinerado.

Processamento biológico: 

No processamento biológico, temos o meio de biodigestão. Os biodigestores são equipamentos selados e impermeáveis onde os compostos orgânicos são inseridos para fermentar anaerobicamente, gerando assim um biogás que pode ser utilizado para mover motogeradores e gerar energia.

Pirólise:

 No processo de pirólise os resíduos são expostos a altas temperaturas onde ocorre a ausência parcial ou total oxigênio. Sendo assim, ocorre a decomposição.

O benefício desse processo é impedir a liberação de gases na atmosfera. Além disso, gera energia e ainda permite a extração de sulfato de amônia, alcatrão, álcool e óleo combustível.

O bio-óleo gerado a partir desse processo apresenta um alto poder calorifico, podendo assim ser utilizado substituindo o óleo diesel em caldeiras, ligantes na fabricação de briquetes siderúrgicos, emulsões para asfalto, aditivos de gasolina e óleo diesel. 

Vantagens e desvantagens da produção de energia a partir do lixo:

Vantagens:

  • Minimiza o problema dos lixões e aterro;
  • Reduz a emissão de gases dos aterros sanitários com o aproveitamento do biogás;
  • Reciclagem de nutrientes;
  • Menos poluentes que outras fontes de energia (fósseis).

Desvantagens:

  • Alto custo de investimento e manutenção dos equipamentos.

Referências:

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DO LIXO. [S. l.]: ENERGÊS, 10 nov. 2020. Disponível em: https://energes.com.br/como-funciona-o-processo-de-producao-de-energia-atraves-do-lixo/. Acesso em: 15 dez. 2021.

TRATAMENTO de residuos. [S. l.]: VGR, 23 nov. 2020. Disponível em: https://www.vgresiduos.com.br/blog/quais-sao-as-vantagens-e-as-desvantagens-da-incineracao-do-lixo/. Acesso em: 15 dez. 2021.

2 comentários:

  1. Obrigado por dividir mais esse importante conhecimento. A natureza cada vez mais solicita ações conscientes e limpas para o futuro do nosso planeta. Vamos divulgar e exercer nossos papeis em prol do nosso ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Maria Luiza Soares Freitas19 de dezembro de 2021 às 12:39

    Muito interessante, parabéns!!

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.