22 de abril de 2021

Dia Mundial da Terra

 Texto escrito pela aluna Anna Carolina de Souza Santos 

O Dia da Terra, é comemorado em 22 de abril, e serve para incentivar governos de países, sociedade civil, ONGs e diversas entidades a desenvolver consciência sobre a importância de preservação do meio ambiente. É um dia para celebrar a conexão entre os seres humanos, o planeta e demais seres vivos.

20 de abril de 2021

Sustentabilidade X Engenharia Civil: Preservar hoje para não faltar amanhã

 Texto escrito pela aluna Jéssica Fernanda Sousa Pinto

Imagem: Engenharia e Sustentabilidade Ambiental


Fonte: https://www.lamb.eng.br/sustentabilidade-na-construcao-civil-beneficios-ambientais-e-economicos/

Durante a 70° Assembleia das Nações Unidas (ONU) foram discutidas as metas a que os 193 países membros deverem cumprir até o ano de 2030. Dentre as metas estabelecidas para alcançar o chamado Desenvolvimento Sustentável está a melhoria da qualidade do meio ambiente, por meio de ações a serem implementadas. 

Desta forma, a engenharia vem seguindo esta linha, a fim de contribuir para que a meta seja alcançada de forma satisfatória. A pergunta é: De que forma a engenharia pode contribuir?

Sendo um dos setores que mais avançam, geram resíduos e retira insumos do meio ambiente, diversas são as frentes que podem ser adotadas. De imediato pode-se promover a redução do uso dos recursos naturais, reduzir e reciclar os resíduos gerados. Além disso, durante a fase de projeto podem ser pensadas técnicas que façam com que, depois de pronta, a construção continue sendo sustentável. 

Para que efetivamente haja uma redução da emissão de gases poluidores, diminuição de resíduos, diminuição do uso discriminado da água e dos demais recursos naturais, é de suma importância que o engenheiro pense a curto e longo prazo em todos os processos que vão do início do projeto até o momento em que a edificação estará em uso, visto que, técnicas que favoreçam a iluminação e ventilação natural, reuso da água, descarte correto dos resíduos, assim como o destino dos resíduos de sanitários e chuveiro estão ligados diretamente à fase de projeto. 

Conselhos para o desenvolvimento dos conceitos da construção sustentável de alguns países: 

CBCS (Conselho Brasileiro da Construção Sustentável)

USGBC (United States Green Building Council)

CaGBC (Canada Green Building Council)

GBC  (Green Building Challenge – consórcio internacional entre mais de 14 países)

Japan Sustainable Building Consortium

Vale ressaltar que a engenharia não está nesta luta sozinho. Toda a sociedade deve estar unida com o mesmo objetivo: Utilizar os recursos naturais com responsabilidade para que as futuras gerações possam ter acesso à um meio ambiente saudável e, como resultado, uma boa qualidade de vida! 

Referência:

https://www.lamb.eng.br/sustentabilidade-na-construcao-civil-beneficios-ambientais-e-economicos/

15 de abril de 2021

Vacinar ou não vacinar contra a COVID-19, eis a questão!

 Texto escrito pelo aluno Rander Martins Santos


Fonte: Vacina para a Covid-19— Foto: Juliana Morales, março de 2021.

Durante o final de 2019, todo o percurso que decorreu o ano de 2020, e durante a o primeiro semestre do ano de 2021 o mundo têm presenciado a infestação de um vírus denominado COVID-19, popularmente conhecido como Corona Vírus, haja visto que sua estrutura se assemelha a uma coroa. Este, por sua vez, tem devastado muitas famílias e aumentado a taxa de mortalidade mundial abruptamente.

Em meio ao caos que se instaurou, a única alternativa que restou a população foi se isolar em suas casas, distantes de familiares e amigos. Um mundo sem afetividade se elevou, mas mesmo diante a atual situação, o ser humano não parou de se reinventar. 

Conforme o filósofo Lavoisier, na vida nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Para tal, novas tecnologias foram adicionadas ao dia a dia para poder saciar a saudade de pessoas queridas. Chamadas de vídeo tornaram se a forma mais popular de proximidade de pessoas importantes em nossas vidas, e assim o percurso da vida foi se adequando ao cenário atual.

Vale ressaltar que não foi somente a afetividade que teve suas modificações. A economia mundial sofreu uma grande queda e isto fez com que muitos trabalhadores agora recém desempregados se reinventar e inovar em busca de poder assegurar o alimento na mesa para sua família. Mas em meio a tantos aspectos negativos, ressalva-se um questionamento: Onde fica a esperança de dias melhores após esta imensa tempestade?

Não é à toa que a esperança é definida muitas vezes pela cor verde. Está em sua vivida e exuberante tonalidade trás consigo a confiança de que dias melhores estão por vir. E não é mesmo que estão?  Enquanto o caos se proliferava, cientistas de todo o mundo com o apoio dos governantes dos países se uniram em prol de um bem maior, a cura para o Corona Vírus. 

Dessa forma, após muitas pesquisas e testes comprovatórios das suas eficácias, novas soluções foram implementadas com um único intuito, combater a COVID-19. Sendo assim vacinas como Pfizer e BioNTech (reconhecida também como BNT162, esta é uma vacina norte americana e alemã com 90% de eficácia em estudos), a Moderna (conhecida também por mRNA-1273 é uma vacina norte-americana com 94% de eficácia), bem como a Sinovac (denominada também como Coronavac a vacina chinesa foi  desenvolvida em parceria com o Instituto Butantã e apontou uma taxa de eficácia de 78% para casos leves e de 100% para infecções moderadas e graves).

Perante as opções de minimizar as causas propiciadas pelo Corona Vírus, uma dúvida assola a população. Em poucos anos de estudo para formulação da vacina surge o questionamento, tomar ou não tomar a vacina? Eis a questão.

De fato, é um questionamento valido, uma vez que ele faz com que sejamos pessoas pautadas em um senso crítico antes de tomar uma certa decisão. Nesse sentido, vale recordar que estamos em pleno século XXI, onde a constância na evolução tecnológica está ocorrendo frequentemente e tornando o mundo cada vez mais globalizado e interligado por uma rede de comunicação e informações. 

Certificar-se que a mesma não é viável é negligenciar que bem como a tecnologia as ferramentas de conhecimento se eclodiram e difundiram em todo o planeta. Comparar tempo de procriação entre uma vacina ou outra é esquecer que com os avanços tecnológicos, os métodos científicos também evoluíram e culminaram em processos de estudos mais intensos, com ferramentas tecnológicas que proporcionam desenvolver soluções promissoras em períodos menores que na antiguidade.

Contudo, o processo de aceitação da evolução nos âmbitos tecnológicos e científicos não devem ser difamados por criação de ideias sem fundamentação teórica comprobatória suficiente, antes de se posicionar perante a tomada ou não da vacina. Lembre-se informação é uma coisa séria, e propagar o pânico com Fake News somente retarda o processo de evolução humana no que tange os aspectos científico-tecnológico. Cabe a cada pessoa se informar sobre as divulgações a fim de verificar a veracidade dos fatos antes de denegrir o trabalho, que outrora muitos cientistas se reuniram com uma única finalidade nestes dias acinzentados e monótonos da quarentena, trazer uma faísca de esperança para humanidade. Uma esperança tão aguardada por cada cidadão de cada canto do planeta.

Referências:

REIS, Manuel. Vacina Covid-19: como funciona, eficácia e efeitos colaterais,2021. Disponível em:< https://www.tuasaude.com/vacina-covid/>.Acesso em 13 de Abril de 2021.


13 de abril de 2021

Biodiversidade e suas ameaças

 Texto escrito pelo aluno João Gabriel Fernandes Frois

A biodiversidade diz respeito à variedade de formas vivas que existem no nosso planeta, desde micro-organismos até grandes plantas e animais. Está relacionada também com a variedade genética encontrada e com os ecossistemas que nos rodeiam. A biodiversidade é extremamente vasta e essencial para o equilíbrio do ambiente em que vivemos, entretanto, apesar de conhecermos sua importância, somos também responsáveis por sua destruição.

Veja a seguir algumas ameaças à biodiversidade na atualidade:

Poluição: desencadeia uma série de modificações no ambiente, as quais podem dificultar o desenvolvimento de alguns organismos naquele local. 

Introdução de espécies exóticas: A introdução de novas espécies pode ser altamente prejudicial, uma vez que, ao achar um ambiente adequado, sem predadores naturais, por exemplo, elas podem multiplicar-se de maneira exagerada e competir com as espécies nativas, prejudicando o desenvolvimento destas e podendo levá-las, inclusive, à extinção.

Desmatamento: provoca a destruição do habitat de inúmeras espécies. No caso dos animais, por exemplo, eles podem tentar colonizar outras áreas, porém nem sempre encontram um local adequado para o seu desenvolvimento.

Exploração excessiva dos recursos naturais: De acordo com a WWW, “dados recentes demonstram que estamos utilizando cerca de 50% a mais do que o que temos disponível em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e meio para sustentar nosso estilo de vida atual”.

Mudanças climáticas: também atingem de maneira negativa os seres vivos e ecossistemas do nosso planeta. Alterações nos regimes de chuva, intensificação de alguns eventos climáticos, como tempestades, furacões e secas intensas, são alguns dos problemas desencadeados pelas mudanças climáticas e que afetam negativa e diretamente todos os seres vivos do planeta.

Referências

Textos
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biodiversidade.htm
https://www.biologianet.com/biodiversidade
https://www.todamateria.com.br/biodiversidade/

Imagens
https://pixabay.com/pt/photos/natureza-paisagem-lagoa-do-fogo-3595382/
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.infoescola.com%2Fgeografia%2Fbiodiversidade%2F&psig=AOvVaw0lMOpKamyGgFSvWagEwmsc&ust=1612738425631000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNj_z_qs1u4CFQAAAAAdAAAAABAD
https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fcdn.downtoearth.org.in%2Flibrary%2Flarge%2F2020-05-22%2F0.04276700_1590124575_biodiversity-event.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.downtoearth.org.in%2Fnews%2Fwildlife-biodiversity%2Finternational-day-for-biological-diversity-2020-spotlight-on-nature-based-solutions-71300&tbnid=8oJkFRrEDAWBVM&vet=12ahUKEwiW0LaKrdbuAhWTG7kGHe5pATcQMygCegUIARCaAQ..i&docid=Wa78FynPolEvJM&w=1024&h=576&q=biodiversity&ved=2ahUKEwiW0LaKrdbuAhWTG7kGHe5pATcQMygCegUIARCaAQ
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Feveryone.plos.org%2F2019%2F10%2F30%2Ftackling-global-biodiversity-loss-an-interview-with-biodiversity-conservation-call-for-papers-guest-editor%2F&psig=AOvVaw2tRUVh6lls8pBA-inBDbHR&ust=1612738462024000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNCL3Jqt1u4CFQAAAAAdAAAAABAE

8 de abril de 2021

História e evolução da reciclagem de lixo no Brasil

Texto escrito pelo aluno José Marcos Silveira Coutinho 

A reciclagem de lixo foi uma das principais soluções encontradas para a diminuição dos impactos que o excesso de lixo que é descartado no meio ambiente em todo o planeta, trazendo benefícios, gerando economia e lucros para o meio ambiente. Explicando um pouco mais sobre a reciclagem no Brasil, os primeiros vestígios de reciclagem foram registrados em 1896, porém as preocupações em relação aos malefícios tragos pelo uso excessivo de lixo no meio ambiente ganhou força em 1920. 

No ano de 1970 o país viu-se mais possibilitado a realizar com maior extensão a reciclagem do lixo, este fato ocorreu devido ao surgimento de novas ferramentas e produtos que facilitavam a realização de cada processo para a reciclagem do lixo, o que inclui o retorno do lixo descartado para as indústrias e fábricas reutilizarem durante a produção de produtos e serviços. A partir disso surgiram vários projetos e programas de incentivo, buscando conscientizar a população de como o lixo pode causar danos ao meio ambiente e consequentemente a todos os seres vivos que vivem no ecossistema do planeta.

Atualmente o país gera por dia 195 milhões de kg de lixo e resulta em aproximadamente 55 trilhões de kg de lixo por ano, esses valores correspondem a cerca de 1 kg de lixo gerado por cada brasileiro. Outro fato é que a produção de lixo cresceu 29% entre 2003 e 2014, enquanto a população cresceu apenas 6% durante esse período.

Diante do acúmulo excessivo de lixo surgiu a necessidade de coleta seletiva, que, atualmente, é a principal maneira de reaproveitar a quantidade de material consumido em excesso pela população. A coleta faz uso de lixeiras coloridas, no qual é possível realizar o descarte de diferentes resíduos.

Outras formas encontradas para coleta de lixo, são:

* Coleta de porta em porta, onde os trabalhadores recolhem os resíduos separados pelos moradores.

* Pontos de entregas voluntárias, que ficam localizados em algum ponto estratégico.

* Pontos de troca, no qual os moradores levam seus resíduos e recebem um brinde.

Referências

- Texto

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/reciclagem

https://www.materias.com.br/ambiental/historia-e-evolucao-da-reciclagem-de-lixo-no-brasil.html#:~:text=No%20Brasil%20foram%20registrados%20os,locais%20em%20que%20seriam%20reutilizados

- Imagens:

https://www.fragmaq.com.br/blog/saiba-quais-sao-atualmente-os-materiais-mais-reciclados-no-brasil/

https://verdadessustentaveis.com/como-funciona-o-mercado-de-reciclagem-no-brasil/

https://demopub.staging.nexo.cue.cloud/ensaio/2019/O-que-est%C3%A1-faltando-para-a-reciclagem-decolar-no-Brasil



6 de abril de 2021

Efeito Estufa

 Texto escrito pela aluna Isabella Silva Borges

Qual a menor sensação térmica que você já teve? Já esteve em um lugar com temperaturas abaixo de zero grau Celsius? Pois saiba que é graças ao efeito estufa que o planeta não congela. O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais.

O Sol emite calor à Terra. Parte desse calor é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos, outra parte é devolvida ao espaço. Contudo, uma parcela da radiação solar irradiada pela superfície fica retida na atmosfera em decorrência da presença de gases de efeito estufa, que impedem que esse calor seja devolvido totalmente ao espaço. 


Dessa forma, mantém-se o equilíbrio energético e evitam-se grandes amplitudes térmicas. Apenas 50% dos raios entram pela atmosfera, o restante é refletido de volta, e o mesmo acontece com os raios que passam pela camada de gases e entra, parte deles são refletidos. Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra.

Para entender melhor podemos comparar a um carro fechado e parado, sem pessoas dentro, e com os vidros e portas fechado. Para representar os gases da camada o usaremos o vidro, mesmo o vidro permitindo a entrada e saída do sol, parte dos raios solares que entram continuam sendo refletidos para dentro novamente. Como consequência disso tem o aquecimento interno do carro.

O que acontece é que nas últimas décadas a liberação de gases de efeito estufa, em virtude de atividades humanas, aumentou consideravelmente. Com esse acúmulo de gases, mais quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, resultando no aumento de temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global.

Referências:

Texto
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm
https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/
https://www.ecycle.com.br/6215-efeito-estufa.html
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/efeito-estufa
https://www.biologianet.com/ecologia/efeito-estufa.htm

Imagens:
Google Imagens