20 de abril de 2021

Sustentabilidade X Engenharia Civil: Preservar hoje para não faltar amanhã

 Texto escrito pela aluna Jéssica Fernanda Sousa Pinto

Imagem: Engenharia e Sustentabilidade Ambiental


Fonte: https://www.lamb.eng.br/sustentabilidade-na-construcao-civil-beneficios-ambientais-e-economicos/

Durante a 70° Assembleia das Nações Unidas (ONU) foram discutidas as metas a que os 193 países membros deverem cumprir até o ano de 2030. Dentre as metas estabelecidas para alcançar o chamado Desenvolvimento Sustentável está a melhoria da qualidade do meio ambiente, por meio de ações a serem implementadas. 

Desta forma, a engenharia vem seguindo esta linha, a fim de contribuir para que a meta seja alcançada de forma satisfatória. A pergunta é: De que forma a engenharia pode contribuir?

Sendo um dos setores que mais avançam, geram resíduos e retira insumos do meio ambiente, diversas são as frentes que podem ser adotadas. De imediato pode-se promover a redução do uso dos recursos naturais, reduzir e reciclar os resíduos gerados. Além disso, durante a fase de projeto podem ser pensadas técnicas que façam com que, depois de pronta, a construção continue sendo sustentável. 

Para que efetivamente haja uma redução da emissão de gases poluidores, diminuição de resíduos, diminuição do uso discriminado da água e dos demais recursos naturais, é de suma importância que o engenheiro pense a curto e longo prazo em todos os processos que vão do início do projeto até o momento em que a edificação estará em uso, visto que, técnicas que favoreçam a iluminação e ventilação natural, reuso da água, descarte correto dos resíduos, assim como o destino dos resíduos de sanitários e chuveiro estão ligados diretamente à fase de projeto. 

Conselhos para o desenvolvimento dos conceitos da construção sustentável de alguns países: 

CBCS (Conselho Brasileiro da Construção Sustentável)

USGBC (United States Green Building Council)

CaGBC (Canada Green Building Council)

GBC  (Green Building Challenge – consórcio internacional entre mais de 14 países)

Japan Sustainable Building Consortium

Vale ressaltar que a engenharia não está nesta luta sozinho. Toda a sociedade deve estar unida com o mesmo objetivo: Utilizar os recursos naturais com responsabilidade para que as futuras gerações possam ter acesso à um meio ambiente saudável e, como resultado, uma boa qualidade de vida! 

Referência:

https://www.lamb.eng.br/sustentabilidade-na-construcao-civil-beneficios-ambientais-e-economicos/

2 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.