Texto escrito pela aluna Isabella Silva Borges
Qual a menor sensação térmica que você já teve? Já esteve em um lugar com temperaturas abaixo de zero grau Celsius? Pois saiba que é graças ao efeito estufa que o planeta não congela. O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais.
O Sol emite calor à Terra. Parte desse calor é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos, outra parte é devolvida ao espaço. Contudo, uma parcela da radiação solar irradiada pela superfície fica retida na atmosfera em decorrência da presença de gases de efeito estufa, que impedem que esse calor seja devolvido totalmente ao espaço.
Dessa forma, mantém-se o equilíbrio energético e evitam-se grandes amplitudes térmicas. Apenas 50% dos raios entram pela atmosfera, o restante é refletido de volta, e o mesmo acontece com os raios que passam pela camada de gases e entra, parte deles são refletidos. Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra.
Para entender melhor podemos comparar a um carro fechado e parado, sem pessoas dentro, e com os vidros e portas fechado. Para representar os gases da camada o usaremos o vidro, mesmo o vidro permitindo a entrada e saída do sol, parte dos raios solares que entram continuam sendo refletidos para dentro novamente. Como consequência disso tem o aquecimento interno do carro.
O que acontece é que nas últimas décadas a liberação de gases de efeito estufa, em virtude de atividades humanas, aumentou consideravelmente. Com esse acúmulo de gases, mais quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, resultando no aumento de temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global.
Referências:
Muito bom! Amei 👏👏👏
ResponderExcluir👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
ResponderExcluir