Texto escrito pelo aluno Lucas Matheus
A fim de homenagear e
reconhecer as tradições dos povos indígenas e difundir na sociedade a
conscientização sobre a sua inclusão, foi criado pela Organização das Nações
Humanas (ONU), em 1994. Essa data é de estrema importância, pois além de servir
de conscientizador, também revisa os Direitos dos Povos Indígenas, previstas
pela Declaração da ONU.
Segundo a Declaração, esse marco foi alcançado pelas pressões feitas pelos povos e organizações indígenas, inclusive nos Fóruns da ONU. É por isso que a Declaração inclui aspectos relevantes sobre os direitos culturais e étnicos coletivos; o direito à terra e aos recursos naturais; a manutenção das estruturas econômicas e os modos de vida tradicionais; o direito consuetudinário; e o direito coletivo à autonomia.
Além disso, para enfatizar a relevância dos povos indígenas no nosso país, de acordo o IBGE, possuímos 900 mil indígenas de 305 etnias diferentes. Essas comunidades se encontram em cinco regiões do Brasil, sendo que sua maior quantidade se encontra no norte do país.
Referência
LIRA, C. Dia interamericano da Qualidade do Ar. Parque CienTec. São Paulo: 2021. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/events/un-day/dia-internacional-dos-povos-indigenas>. Acesso em: 09 ago. 2022.
UNEP. Dia Internacional dos Povos Indígenas. ONU. [S.I], 09 ago. 2020. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/events/un-day/dia-internacional-dos-povos-indigenas>. Acesso em: 09 ago. 2022.
0 comments:
Postar um comentário
Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.