16 de agosto de 2022

Controle da Poluição Ambiental

 Texto escrito pelo aluno Matheus Felipe Rodrigues Leite

    O Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial é comemorado no dia 14 de agosto. O objetivo para a criação dessa data é conscientizar e trazer reflexão a respeito do tema. Tal problema é fruto de um aumento da demanda por produtos e desenvolvimento, acarretando uma crescente na poluição. Hoje, o setor industrial é o maior responsável pela dispersão de poluentes no ar, além da grande parcela na contaminação da água e do solo por meio do descarte irregular e falta de planejamento na gestão de resíduos. A indústria gera diversos impactos ao nosso ecossistema, entre os principais, podemos citar: contaminação da água e dos solos e poluição do ar, acarretando no processo de aquecimento global e na alteração da fauna e da flora. Há algumas maneiras de incentivar e melhorar o controle dos impactos ambientais de uma companhia, como a economia e uso racional de água, uso de veículos mais eficientes e menos poluentes, gestão e planejamento de descarte e uso de resíduos. O Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial deve ser lembrado, pois a administração do uso dos recursos naturais em atividades econômicas 

Referência:

ÉTICA AMBIENTAL. Dia do Controle da Poluição Industrial: conhece a data e contribua!. Ética Ambiental. [S.I.], [s.d]. Disponível em: <https://etica-ambiental.com.br/controle-da-poluicao-industrial/>. Acesso em: 14 ago. 2022.

11 de agosto de 2022

Dia do Estudante

 Texto escrito pelo aluno Luis Filipe Silva Ferreira


    "No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil."

    O estudante tem um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Isso porque, quando estudamos, não estamos nos preparando apenas de forma individual, mas sim para contribuirmos, de alguma forma, com o meio em que vivemos. As escolas e faculdades formam profissionais que são de suma importância para o funcionamento dos sistemas sociais e das comunidades. Todos nós, em algum momento da vida, precisamos de bons médicos, enfermeiros, advogados, professores, entre tantas outras pessoas.

    A educação continuada pode ser definida como a constante qualificação do indivíduo. Ou seja, sobre esse viés, as pessoas nunca deixam de ser estudantes, tendo em vista que sempre há algo para ser aprendido. Mesmo após concluir o curso de graduação, os estudantes podem seguir se qualificando e cursar especializações, mestrados e doutorados, por exemplo. Além disso, a educação continuada também está relacionada a cursos de curta duração, participação em palestras e eventos acadêmicos, leituras de novos livros e demais publicações da sua área de formação e etc.

    Mais do que uma data comemorativa no calendário escolar, o Dia do Estudante na escola, celebrado em 11 de agosto, deve ser um período de reflexão, debates e muita ação em prol do futuro da educação e do desenvolvimento nas escolas de nossas crianças e adolescentes. Por isso, cabe às instituições de ensino fazer desse momento uma grande oportunidade para inspirar os alunos, além de incentivar o seu protagonismo no processo de aprendizagem e produção do conhecimento.

Referência

BATISTA. R. 11 de Agosto - Dia do Estudante. Mundo Educação. [S.I.], [s.d]. Disponpivel em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-estudante.htm>. Acesso em: 09 ago. 2022

FERNANDES, C. 11 de agosto - Dia do Estudante. Brasil Escola. [S.I.], [s.d]. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-estudante.htm>. Acesso em: 09 ago. 2022.

SAE DIGITAL. Dia do Estudante na escola: veja como celebrar. Sae Digital. [S.I.], [s.d]. Diponível em: <https://sae.digital/dia-do-estudante-na-escola/>. Acesso em: 09 ago. 2022.

Dia Internacional dos Povos Indígenas e Dia Interamericano de Qualidade do Ar

 Texto escrito pelo aluno Lucas Matheus

    A fim de homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e difundir na sociedade a conscientização sobre a sua inclusão, foi criado pela Organização das Nações Humanas (ONU), em 1994. Essa data é de estrema importância, pois além de servir de conscientizador, também revisa os Direitos dos Povos Indígenas, previstas pela Declaração da ONU.

    Segundo a Declaração, esse marco foi alcançado pelas pressões feitas pelos povos e organizações indígenas, inclusive nos Fóruns da ONU. É por isso que a Declaração inclui aspectos relevantes sobre os direitos culturais e étnicos coletivos; o direito à terra e aos recursos naturais; a manutenção das estruturas econômicas e os modos de vida tradicionais; o direito consuetudinário; e o direito coletivo à autonomia.

     Além disso, para enfatizar a relevância dos povos indígenas no nosso país, de acordo o IBGE, possuímos 900 mil indígenas de 305 etnias diferentes. Essas comunidades se encontram em cinco regiões do Brasil, sendo que sua maior quantidade se encontra no norte do país.

Referência

LIRA, C. Dia interamericano da Qualidade do Ar. Parque CienTec. São Paulo: 2021. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/events/un-day/dia-internacional-dos-povos-indigenas>. Acesso em: 09 ago. 2022.

UNEP. Dia Internacional dos Povos Indígenas. ONU. [S.I], 09 ago. 2020. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/events/un-day/dia-internacional-dos-povos-indigenas>. Acesso em: 09 ago. 2022.