23 de maio de 2022

Causas da poluição

 Texto escrito pela aluna Gabriela Gonçalves


    Poluição entende-se a introdução do homem, direta ou indireta, de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos à saúde humana, aos seres vivos e aos ecossistemas.


    A poluição é considerada um dos principais problemas ambientais hoje e passou ser mais comum com o aumento da densidade demográfica, urbanização e industrialização. O agente contaminante é chamado de poluente, que pode ser químico ou genético; ou em forma de energia, como calor, luminosidade e radiação.


    Tipos de poluição: Poluição das águas, do ar, do solo, sonora, visual, térmica e nuclear.


    Poluição do solo e das águas:  Uma substância que é encontrada no meio naturalmente, pode causar efeito negativo, em grande quantidade, sendo considerada poluente. Como o nitrogênio e o fósforo que são encontrados no solo, mas com a alta quantidade provocada pelos fertilizantes, chegam aos cursos d’água causando desequilíbrios, como a eutrofização.


    Poluição do ar:  É a liberação de partículas gasosas, líquidas ou sólidas na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis libera CO2, que é um gás presente na atmosfera, mas que vira poluente por ser em excesso. O gás carbônico junto ao metano (CH4), causam o efeito estufa, que é natural e essencial para a vida no planeta Terra, porém, a intensa atividade industrial e dos veículos, leva a demasiada produção destes gases e um efeito estufa exacerbado, provocando mudanças, como o aquecimento global.


    Poluição térmica: É o aquecimento de ar e água, através de atividades das hidroelétricas, usinas nucleares e termoelétricas. O aumento de temperatura na água pode levar os animais à morte.


    Poluição nuclear: Poluição nuclear é aquela que surge através da radiação gerada pelas usinas nucleares. É diagnosticada como a poluição mais perigosa, pelas consequências que pode causar: Infecções, hemorragia, cânceres, perturbações mentais, distúrbios respiratórios e circulatórios e deformidades crônicas.


    Poluição visual e sonora:  Há poluição visual e sonora, que é o excesso de informação que estamos condicionados na publicidade, produção de sons e ruídos, causando desconforto mental e estresse.


    A poluição passou a ser mais intensa a partir da Revolução Industrial que culminou no aumento da industrialização e urbanização.


    Atualmente, é considerada um grave problema ambiental.


    No Brasil, a poluição é enquadrada como crime, através da Lei n.º 6.938/81 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o qual se ocupa da Política Nacional do Meio Ambiente.



Referência

COSTA, Y. D. Poluição. Brasil Escola. São Paulo, [s.d]. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ecologia/poluicao/#:~:text=Principais%20causas%3A%20Excesso%20de%20gases,ecossistemas%2C%20prejudica%20a%20sa%C3%BAde%20humana.>. Acesso em: 21 mai. 2022.

0 comments:

Postar um comentário

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.