Texto escrito pela aluna Angela Silva Coelho
O termo biodiversidade, ou diversidade biológica foi utilizado pela primeira vez pelo entomologista E. O. Wilson, em um fórum americano sobre diversidade biológica no ano de 1986, sendo definida como: “A variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.". Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local, variação entre organismos da mesma espécie e sua abundância, descrevendo sua riqueza e a variedade do mundo natural.
Podemos classificar a diversidade biológica de três maneiras: diversidade de espécies – representa a riqueza de todas as espécies; diversidade genética – descreve a diversidade de genes que cada ser vivo possui e; diversidade de ecossistemas – representa a riqueza dos ecossistemas do Planeta. A biodiversidade não é distribuída uniformemente pelo mundo, depende de fatores como a temperatura, precipitação, altitude, solos, geografia, presença de outras espécies e história evolutiva e existem regiões onde há mais espécies que em outras e estas estão concentradas nos trópicos. O Brasil, é considerado como o país que possui a maior biodiversidade do mundo, cerca de 20% das espécies conhecidas se encontram no nosso país.
A diminuição da diversidade biológica no planeta pode trazer consequências graves, e essa perda tem aumentado de forma alarmante e gradativa, cerca de 8.700 espécies desaparecem por ano, uma vez que uma espécie entra em extinção coloca em risco várias outras. O principal responsável por essa perda é o homem, que na sua procura incessante por desenvolvimento e expansão de territórios, destrói o habitat natural, afetando negativamente o meio ambiente.
A ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu uma data, 22 de maio, a fim de conscientizar a população em geral a respeito da necessidade de proteger e refletir sobre as nossas ações diárias e como podemos impactar negativamente as outras vidas do nosso planeta. A biodiversidade apresenta importância ambiental, econômica, social e até mesmo cultural. Não podemos nos esquecer de que ela é essencial para o funcionamento e equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta.
FRANCO, José Luiz de Andrade. O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade. História, São Paulo, v.32, n.2, p. 21-48, jul./dez. 2013.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é biodiversidade?"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-biodiversidade.htm>. Acesso em 12 abr. 2022.
0 comments:
Postar um comentário
Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.