7 de fevereiro de 2022

Contaminação da água: causas e consequências

Preservar a água é garantir a vida.  

Texto escrito pelo aluno Daniel Ferreira Sgrancio

    Sempre que falamos sobre os recursos hídricos disponíveis no nosso planeta, chegamos à conclusão que a água é o bem mais precioso da Terra. Parece uma frase clichê, mas realmente precisamos da água para tudo, e sem ela seria impossível garantir a sobrevivência. Olhando para um mapa mundi, por exemplo, podemos pensar que esse recurso natural é abundante e inesgotável, mas, infelizmente, não é bem assim. Apesar de 70% da superfície terrestre ser coberta por água, 97% está concentrada nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são agua doce. Dessa pequena porcentagem 2% estão nas formas de geleiras e apenas 1% está disponível para o consumo. 

    A contaminação da água é um problema grave que precisa ser combatido com urgência. É importante ressaltar que a contaminação é caracterizada por uma coloração estranha e presença de agentes patogênicos, tais como: bactérias, protozoários e substancias toxicas. Esta contaminação pode ocorrer de várias maneiras, como a partir da poluição por esgotos, metais pesados (garimpo) agrotóxicos e fertilizantes.


Muitas doenças podem ser causadas pela água contaminada, e, nesse contexto, podemos destacar a diarreia. Todos os anos, milhões de pessoas, principalmente crianças, morrem em consequência dessa doença provocada pelo consumo de água imprópria. A maioria das mortes ocorre entre pessoas de baixa renda, em virtude, muitas vezes, de saneamento básico precário. Além da diarreia, outras doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada são a giardíase, leptospirose, cólera e febre tifoide.
No Brasil cerca de 28 mil pessoas ainda morrem todos os anos por causa da contaminação da água ou de doenças relacionadas com a falta de higiene. O alerta foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que também mostrou um levantamento mostrando que investimentos no tratamento da água poderiam economizar grande quantidade de recursos públicos. Os dados da pesquisa mostraram que no Brasil 2,3% da taxa de mortos correspondem a esse problema. Por ano cerca de 15 mil pessoas morrem por ano no Brasil em consequência de diarreia. Já em países como Áustria, Itália e Dinamarca, por exemplo, apenas 0,1% das mortes são decorrentes de doenças causadas por água contaminada.

Outro problema grave no Brasil é contaminação da água pelo mal uso de agrotóxicos. Dados do Ministério da Saúde compilados pela ONG Repórter Brasil, pela Agência Pública e a organização suíça Public Eye, apontaram a presença de agrotóxicos na água de uma em cada quatro cidades do país. O levantamento mostrou ainda que o índice de contaminação é cada vez mais constante, com um aumento entre 2014 a 2017, período de análise das amostras de água. Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos, índice que subiu para 84% em 2015, 88% em 2016, chegando a 92% no ano seguinte. Ao menos 11 capitais apresentam ainda dados de contaminação múltipla, entre as quais a cidade de São Paulo.

Referências

Água contaminada. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/Agua-contaminada.htm. Acesso em: 05 fev. 2022.

Água de uma em cada quatro cidades está contaminada com agrotóxicos. Rede Brasil Atual. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2019/04/agua-de-uma-a-cada-quatro-cidades-esta-contaminada-com-agrotoxicos/ . Acesso em: 05 fev. 2022.

OMS: água contaminada mata 28 mil por ano no País. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL629327-5598,00-OMS+AGUA+CONTAMINADA+MATA+MIL+POR+ANO+NO+PAIS.html. Acesso em 06 fev. 2022.

Um comentário:

  1. Devemos está atentos a essa problemática como bem disse o texto - água é vida.

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.