6 de novembro de 2021

Derramamento de Petróleo: Destruindo o Meio Ambiente

Texto escrito pelo aluno Gabriel Soares

 Petróleo acumulado em uma praia

O petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo desde a Segunda Revolução Industrial, sendo uma fonte de energia fóssil e não renovável, um dia, ele irá se esgotar na natureza.

A extração de petróleo da natureza normalmente é realizada em alto mar e em áreas costeiras, durante o processo de extração e transporte do combustível, pode ocorrer vazamentos que levam o petróleo até o mar, dentre as causas desses vazamentos, destacam-se o derramamento no momento operacional de abastecimento, e na carga e descarga, também pode ocorrer acidentes que ocasionem no vazamento, como a explosão, falha estrutural, encalhe, colisão. Em grande parte das vezes, os vazamentos operacionais são pequenos, já os que ocorrem de forma acidental, representam falhas que podem causar grandes catástrofes ambientais. Dentre os maiores acidentes ambientais relacionados ao derramamento de petróleo ao oceano, temos os derrames de Argo Merchant (17000 m3) e Amoco Cádiz (622000 m3) acontecidos no Mar do Norte, Exxon Valdez no Alasca (40000 m3) e o derrame acontecido na Baía de Guanabara (1000 m3).

Os impactos causados pelos acidentes abrangem desde danos econômicos até os danos ambientais e turísticos, o grau desse impacto é influenciado pelas condições ambientais, pelo tipo de óleo, pelo volume, pelo ecossistema atingido, pela amplitude da maré, entre outros fatores que podem agravar o impacto.

Ave afetada pelo óleo derramado no mar.

Quando o petróleo é lançado ao mar, forma uma barreira que impede a passagem de luz, ao bloquear a luminosidade, o combustível dificulta a realização da fotossíntese do fitoplâncton, espécie que é a base da cadeia alimentar, com isso, todo o ecossistema sofre um impacto, mesmo que seja mínimo. Animais como peixes e tartarugas sofrem, e até mesmo morrem com o aprisionamento no óleo, além de serem intoxicados pelos compostos do petróleo. Até mesmo as aves marinhas são afetadas, pois quando mergulham para capturar as suas presas, acabam tendo as suas asas cobertas de óleo, dificultando o voou e prejudicando o equilíbrio térmico do seu organismo. De maneira direta, o petróleo prejudica o homem, impossibilitando o turismo e a pesca no local dos acidentes.
Óleo em praia.
Existe uma série de processos físico-químicos que podem ocorrer quando o petróleo entra em contato com a água do mar, ele pode se espalhar na superfície e formar uma camada superficial, pode evaporar, nesse caso, depende das condições de temperatura e batimento do mar, e em outros casos, o composto pode se solubilizar na água, esse ocorre em um grau de intensidade maior momentos após o contato do petróleo com a água. Com isso, podemos concluir que o derramamento de petróleo nos oceanos acontece com frequência, dentro das operações, e grandes acidentes podem ser responsáveis por mudanças em todo o ecossistema do local.
Referências

MORAES, Paula Louredo. Derramamento de Petróleo. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.preparaenem.com/biologia/derramamento-petroleo.htm. Acesso em: 31 ago. 2021.

SZEWCZYK, Susana Beatrís Oliveira. Processos envolvidos em um derramamento de óleo no mar. [S. l.], 2006. Disponível em: https://semengo.furg.br/images/2006/36.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos. [S. l.], [entre 2005 e 2021]. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/danos-causados-por-vazamentos-petroleo-nos-oceanos.htm. Acesso em: 31 ago. 2021.

SANTOS, Douglas. II Webinar do WWF-Brasil promove troca de conhecimentos sobre derramamento de petróleo. [S. l.], 11 nov. 2019. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?73943/II-Webinar-do-WWF-Brasil-promove-troca-de-conhecimentos-sobre-derramamento-de-petroleo. Acesso em: 31 ago. 2021. 

SOUZA, Joice Silva de. Derramamento de petróleo no mar. [S. l.], [entre 2016 e 2021]. Disponível em: https://www.infoescola.com/biologia/derramamento-de-petroleo-no-mar/. Acesso em: 31 ago. 2021.

MENDES, Felipe. O impacto do vazamento de petróleo no nordeste. [S. l.], 14 out. 2019. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/o-impacto-do-vazamento-de-petroleo-no-nordeste/. Acesso em: 31 ago. 2021.


4 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.