13 de novembro de 2021

Como acontece a fotossíntese e o ciclo da água?

 Texto escrito pelo aluno Gabriel Alves

Fotossíntese

Todos os seres vivos necessitam de energia para realizarem suas atividades vitais, os animais obtêm sua energia através dos alimentos que ele ingere, já a plantas que também é um ser vivo tem o seu funcionamento diferente, logo a forma de obtenção de energia é diferente da alimentação. Para as plantas obterem o seu “alimento” elas necessitam da luz solar para realizar as suas atividades vitais através do processo de fotossíntese.

A fotossíntese é um processo realizados por organismos autotróficos fotossintetizantes (plantas, algas e procariontes) que transforma a luz solar em energia química que é utilizada para a produção de compostos orgânicos que são os alimentos desses seres vivos. Quando as plantas absorvem a energia solar pelos seus pigmentos como a clorofila (a mesma que confere a cor verde das folhas) ela também absorve o dióxido de carbono do ar (necessária para a realização do processo) e junto com a água presente no solo gera glicose e ATP que são utilizadas como alimento e de resultado final sobra o oxigênio que é liberado para a atmosfera.

A fotossíntese acontece em duas fases chamadas de reação luminosa (fase clara) e reação de fixação de carbono (fase escura).

A fase clara é clara é caracterizada pelas reações que ocorrem com a presença da luz, nessa fase atuam dois fotossistemas (I e o II) onde no fotossistema II as moléculas de pigmento absorvem energia luminosa e os seus elétrons são energizados fazendo com que o mesmo seja transferido entre as moléculas até chegarem no centro da reação até serem substituídos por outros elétrons provenientes da fotólise da água. Enquanto os H+ são enviados para o interior do tilacoide o O2 é retirado das plantas quando encontra com outra molécula de água (H2O). Já no fotossistema I quando a energia luminosa é captada pela clorofila os seus pares de elétrons são perdidos e são coletados pela ferredoxina que é a proteína que transporta os elétrons nas reações metabólicas, quando esse transporte acontece é estimulado a produção de ATP para as plantas.

Já a fase escura ela pode ocorrer com ou sem a presença da luz, com o ATP formado pelas plantas e os hidrogênios ocorre a formação das moléculas de glicose através da presença do CO2 onde é utilizado o carbono para a síntese desse açúcar. 

Em resumo na etapa clara ocorre o fornecimento de energia luminosa enquanto que na fase escura ocorre a síntese da glicose para que as plantas possam realizar suas atividades energéticas.

Ciclo da água

Outro fenômeno fundamental para a manutenção da vida no planeta é o ciclo da água. Encontrada principalmente no seu estado líquido a água é a substância mais abundante da crosta terrestre onde a grande maioria se encontram nos oceanos seguida pelas geleiras e pelas águas subterrâneas. A água também pode ser achada na sua forma gasosa o que faz com que a mesma possa ser encontrada simultaneamente nas suas três formas – liquida, sólida e gasosa.

Devido as varias mudanças de estado físico a água consegue percorrer rios, mares, solos, organismos e a atmosfera, esse processo é conhecido como ciclo da água ou ciclo hidrológico. Por ser um processo cíclico não existe um ponto inicial de entrada podendo ser explicada em qualquer etapa.

Para explicar o funcionamento do ciclo da água inicialmente toma-se a água em seu estado liquido presente nos rios, mares e lagos e que através da energia solar proveniente do sol faz com que a água seja aquecida forçando a mesma a ser evaporada para o ar. Com a ajuda das correntes de ar o vapor d’água chega a atmosfera e que ao entrar em contato com um ambiente de mais baixa temperatura faz com que a mesma se condense em nuvens.

Posteriormente quando as partículas de água se colidem elas caem de volta a terra como uma precipitação da chuva ou precipitação da neve que quando cai se acumula em camadas de gelo e geleiras. Quando a temperatura volta a subir a neve derrete e a água em seu estado liquido é evaporada ou volta nos oceanos e nos solos.

Uma parte dessa água infiltrada em terra se infiltra ainda mais nas profundezas do solo sendo armazenada por um longo tempo e outra parte se transforma em corrente de superfície e entra nos rios que possui como destino final o mar e assim recomeçando o ciclo da água.

Referências

Texto

BIOLOGIA NET. Biologia net. Ciclo da água. [S.I]: Biologia net, s.d. Disponível em: <https://www.biologianet.com/ecologia/ciclo-agua.htm >. Acesso em 10 nov. 2021.

GRASEL, G. F. OFICINA DA NET. O que é fotossíntese? [S.I]: OFICINA DA NET, 2014. Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/post/13727-o-que-e-fotossintese >. Acesso em 9 nov. 2021.

MAIS BOLSAS. +Bolsas. Como acontece a fotossíntese. [S.I]: +Bolsas. s.d. Disponível em: <https://www.maisbolsas.com.br/enem/biologia/como-acontece-a-fotossintese>. Acesso em: 9 nov. 2021.

NUNES, C. Fiocruz. Fotossíntese. [S.I]: Fiocruz, s.d. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm>. Acesso em: 8 nov. 2021.

USGS. USGS Science for a changing world. The water cycle. [S.I]: Water Science School, s.d. Disponível em: <https://www.usgs.gov/special-topic/water-science-school/science/o-ciclo-d-gua-water-cycle-portuguese?qt-science_center_objects=0#qt-science_center_objects>. Acesso em 10 nov. 2021.


Imagens:

https://pixabay.com/pt/photos/gota-de-%c3%a1gua-derrubar-impacto-578897/

https://pixabay.com/pt/photos/susan-de-olhos-negros-rudbeckia-4267632/

https://www.oficinadanet.com.br/post/13727-o-que-e-fotossintese



2 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.