30 de agosto de 2021

Tipos de biomas e ecossistemas terrestres e aquáticos

 Texto escrito pela aluna Maria Luiza Soares Freitas


Biomas terrestres. Fonte: https://bit.ly/3aFOvpO 

Apesar de Ecossistemas e Biomas serem termos similares e confundirem as pessoas, eles possuem diferenças em seus significados. Ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos e abióticos, elementos químicos e físicos. É o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. Já o significado de bioma de acordo com o IBGE, é definido como “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.” O termo vem do grego, onde Bio significa vida e Oma grupo ou massa. Tanto Biomas, quanto ecossistemas podem ser divididos em terrestres e aquáticos.

Extremos de biomas terrestres: floresta pluvial tropical e tundra; e de biomas aquáticos: águas correntes e oceano

Diferentes Biomas

Bioma aquático

Os Biomas Aquáticos se dividem entre o marinho e o de água doce. O marinho corresponde aos mares e oceanos e o de água doce corresponde aos lagos, lagoas e rios.

Oceanos: O ambiente marinho ocupa cerca de, aproximadamente, 70% da superfície terrestre. Nesse ambiente se distinguem dois domínios: o bentônico, que corresponde ao fundo do mar e o pelágico, que compreende a massa de água, onde predominam organismos que nadam ativamente. 

Lagos e lagoas: Os lagos são mais profundos e com maiores extensões que as lagoas. Esses ambientes apresentam três zonas principais, que possuem características e organismos diferentes:  zona litorânea que é a região junto à margem, em contato direto com o ambiente terrestre. Temos a zona limnética que é a região que vai até onde a luz chega. E a zona profunda, região onde não há penetração de luz, por isso é totalmente dependente da matéria orgânica produzida na região litorânea e limnética. 

Rios: Os rios são caracterizados por possuírem um fluxo unidirecional. Os cursos de água possuem três condições principais que os diferenciam dos lagos. A primeira é a corrente, é limitada e estabelece diferenças entre as partes de um curso de água. A outra condição se diz respeito ao fato de que os rios estão intimamente associados como o ambiente terrestre em seu entorno, e são dependentes para obtenção da grande parte de sua energia básica. E a terceira condição é que a quantidade de oxigênio costuma ser abundante e pouco variável nos rios, causada pela pouca profundidade e do movimento constante da água.

Os Biomas Terrestres se dividem entre tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.

Tundra: Esse bioma é típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. Ela está localizada nas zonas polares e apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, pouca pluviosidade e dias e noites com longa duração, dependendo da estação. Com vegetação escassa, em decorrência da neve na maior parte do ano, é composta principalmente por musgos e líquens, que brotam no verão e desaparecem no inverno quase totalmente. Já a fauna é composta por animais adaptados ao frio, como renas, roedores, insetos, aves.

Taiga: Também conhecida Floresta Boreal se localiza em regiões de clima frio, no hemisfério norte, ao sul da tundra. A vegetação é pouco diversificada, sendo composta principalmente por coníferas. Já a fauna é composta por insetos, aves, renas, alces, veados, ursos.

Floresta Temperada: Está localizada em regiões de clima temperado, a floresta temperada apresenta as quatro estações do ano bem definidas, por isso a vegetação é abundante e diversificada, formada por bordos, carvalhos, faias. A fauna também é muito diversificada, sendo representada por ursos, leões da montanha, como cervos, coelhos, insetos, caramujos.

Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma possui uma vegetação densa, com vários tamanhos e muita biodiversidade e também possui a maior diversidade de espécies animal, como onças, antas, macacos, aves, répteis. Um exemplo de floresta tropical brasileira é a Mata Atlântica.

Desertos: Estão localizados em áreas de clima árido ou desértico, com pouca umidade e chuvas irregulares. Possui uma escassa vegetação, que está adaptada à baixa umidade.  A fauna dessa região conta com espécies de répteis, insetos, camelos. Os principais desertos do mundo são: o deserto do Saara, o deserto do Kalahari, o deserto de Gobi e o grande deserto australiano.

Os ecossistemas aquáticos são os que abrangem os ambientes de água, como rios, lagos, mares e oceanos e apresentam diversos tipos de relações ecológicas e interação entre os fatores bióticos e abióticos.

Ecossistema aquático

Ecossistema marinho: É um ecossistema rico em biodiversidade que podem ser classificados de acordo com a profundidade da água da seguinte forma: Zona litoral é a região entre os limites das marés, ficando exposta periodicamente. Zona nerítica é a região do mar que se estende até 200 m de profundidade e há iluminação solar. Zona oceânica é a região entre 200 a 2000 m de profundidade, onde não há iluminação solar e são poucos os animais. Zona bêntica: é o fundo do mar habitado por algumas espécies. 

Ecossistema de água doce: Os ecossistemas de água doce são os córregos, lagos, lagoas, geleiras, reservatórios subterrâneos e rios. Eles são ser classificados em zonas, como: Zona úmida que são áreas de solo saturado com água e que abrigam uma vegetação, como pântanos e brejos.  Zona lêntica são áreas de água com pouco fluxo ou paradas, como lagos, lagoas, poças e reservatórios subterrâneos. Zona lótica: área com água doce corrente, como exemplo, os rios, córregos e riachos.

Os ecossistemas terrestres são porções de terra habitadas por um conjunto de seres vivos que interagem com as características ambientais da região. E tem integração entre os fatores bióticos e abióticos.

Ecossistema de floresta tropical: Tem grande quantidade de árvores, nos quais as copas se cruzam e formam um "teto" verde. É um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta. Por isso, elas representam um alto complexo devido às inúmeras relações ecológicas existentes.

Desertos: são ambientes secos e que possui baixos índices de chuvas, tendo clima quente e árido. A vegetação consiste em gramíneas. Muitas plantas do deserto são adaptadas ao ambiente seco e com capacidade de evitar a perda de água.

Pradarias e Savanas: são ecossistemas em planícies e cobertos por vegetação herbácea. As plantas mais altas podem atingir até 2 metros de altura. A fauna da pradaria é composta por aves, mamíferos, repteis e insetos. As savanas ocorrem em clima tropical, com uma estação seca e outra úmida. A vegetação é predominantemente herbácea e as árvores existentes encontram-se distantes uma das outras.

Referências:

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-bioma.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/biomas.htm

https://www.infoescola.com/biologia/biomas-aquaticos/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/principais-biomas-mundo.htm

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-ecossistema.htm

https://www.todamateria.com.br/ecossistema-aquatico/

https://www.todamateria.com.br/ecossistema-terrestre/

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/biomas.htm

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/conceituando-bioma.htm

https://oempregoeseu.com/2020/11/23/biomas-aquaticos/

https://cursoenemgratuito.com.br/biomas-mundiais/

3 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.