6 de agosto de 2021

Concreto Reciclado: conheça esse material sustentável

 Texto escrito pela aluna Eliza Cristina Souza da Silva

A construção civil é uma importante área que vem se desenvolvendo ao longo dos anos e que movimenta a economia. Além da economia ela tem alto impacto na geração de resíduos, chegando a produzir cerca de 84 milhões de metros cúbicos de resíduos somente no Brasil, destes apenas 17 milhões são reciclados (G1, 2015). Sendo esse um valor considerado baixo, tendo em vista que é possível reciclar até 98% dos resíduos referentes a construção civil (FARIA, 2019).

Figura 1 - Imagem Ilustrativa Concreto Reciclado

Fonte: 90TI, 201X

Tendo em vista que apenas uma pequena parcela dos resíduos da construção civil é reaproveitada, temos que grande parte ainda são destinadas a locais inadequados, gerando grande quantidade de entulho, sobrecarregando os aterros sanitários e prejudicando o meio ambiente.

O concreto é um dos principais materiais da construção civil, e um dos seus principais constituintes, o cimento, é um dos grandes emissores de dióxido de carbono, sendo responsável por cerca de 8% das emissões mundiais de acordo com a BBC News. Além de que para a fabricação do concreto são extraídas grandes quantidades de matéria prima, impactando o meio ambiente desde sua fabricação até o seu descarte, já que sua maior parte não é reciclada e são descartados de forma inadequada. 

Uma das alternativas para reduzir o impacto desse material é o concreto reciclado, que consiste em utilizar os resíduos de construções e demolições para gerar, por exemplo, novos agregados que poderão ser incorporados à um novo concreto e serem utilizados novamente (SILVA, 2016). 

A reciclagem desse material pode ser tanto no estado fresco ou no estado endurecido. Para o estado fresco o concreto pode passar por um processo de lavagem com água sob pressão, que separará os agregados graúdos e miúdos, podendo dessa forma serem utilizados novamente. Já no estado endurecido os resíduos podem ser triturados com britadores específicos, separados de acordo com o tamanho e depois podem ser incorporados no concreto novo. Na figura abaixo temos a representação dos agregados miúdos naturais (1) e reciclados (2) e os agregados graúdos naturais (3) e reciclados (4).

Figura 2- Agregados naturais e agregados reciclados

Fonte: SILVA, 2016

Apesar das técnicas de reciclagem do concreto terem surgido há cerca de 20 anos o Brasil ainda recicla uma parte relativamente pequena desse material, países como Holanda, Bélgica e Dinamarca reciclam cerca de 90% dos seus resíduos da construção (SILVA, 2016). Então, o Brasil tem muito que evoluir nesse quesito e tem que buscar aumentar a reciclagem desses materiais. 

Para se ter uma noção da utilização desse concreto reciclado, temos que ele pode ser aplicado em obras em geral, sendo principalmente utilizado para fins não estruturais, como por exemplo, em pavimentos, aterros, artefatos de concreto e blocos de vedação. Também pode ser utilizado como concreto estrutural, porém exige maior conhecimento e cuidado com a dosagem do material (TECNOMOR, 20XX)

Vale destacar que é muito importante reciclar o concreto, isso traz resultados significativos e benéficos ao meio ambiente, ajudando a reduzir o uso de recursos naturais, reduzir a poluição, a emissão de gases poluentes na atmosfera e o desperdício. 

Referências:
http://glo.bo/1LLfd15
https://www.gazetadopovo.com.br/haus/sustentabilidade/brasil-pode-reciclar-98-dos-residuos-da-construcao-civil-mas-so-consegue-dar-conta-de-21/
https://www.deviante.com.br/noticias/ciencia/novo-desafio-para-sustentabilidade-o-concreto-reciclado/
https://tecnomor.com.br/blog/como-reciclar-concreto-e-contribuir-com-o-meio-ambiente/

3 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.