20 de agosto de 2021

Cerrado e sua biodiversidade

 Texto escrito pela aluna Isabella Silva Borges

O Cerrado brasileiro é um bioma único. Apesar de haver outros semelhantes, como as pradarias e as savanas, a localização do cerrado, isolado na América do Sul, somado a suas vastas fauna e flora, dão a ele uma condição especial. É um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo entre 1,8 e 2 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a quase um quarto de todo o território nacional.

A grandiosidade do Cerrado se traduz por sua biodiversidade: é a savana mais biodiversa do mundo, com aproximadamente 12 mil plantas catalogadas, das quais mais de 4 mil são endêmicas, um percentual bastante expressivo. Por esse motivo, o bioma é considerado um hotspot global de biodiversidade, o que significa que possui uma alta quantidade de espécies endêmicas ao mesmo tempo em que se encontra seriamente ameaçado, o que o torna de certa forma, insubstituível.

No Cerrado, tem-se um clima estacional, com duas estações bem marcadas ao longo do ano, um verão chuvoso e um inverno bastante seco, assim, pode-se ver plantas com adaptações diversas, com o objetivo de acumular e evitar a perda de água e de se proteger do fogo. Muito embora esse bioma seja visto somente como aquelas paisagens de árvores contorcidas, engloba também paisagens com aspecto florestal, conhecidas como Cerradão, onde se encontram árvores de até 20 m de altura, e com formações campestres, os chamados campos limpos, em que há a predominância de gramíneas.

Quando se pensa em animais do Cerrado, certamente, o Lobo Guará será lembrado. Esse animal, com sua pelagem laranja-avermelhada, desperta atenção, por ser o maior canídeo da América do Sul. Não é muito comum entrar numa área de Cerrado e se deparar com mamíferos, pois em sua maioria estarão abrigados (ou refugiados) em áreas bem conservadas, onde podem manter o seu sustento. Alguns poucos podem também ser encontrados com uma frequência maior, como o saruê, a capivara e mesmo o mico-estrela. 

As aves compõem com muitas cores o cenário do Cerrado, onde podem ser encontrados carcarás, tucanos, araras, maritacas, seriemas, udus-de-coroa-azul, joões-de-barro e araras-azuis. Dentre as espécies de destaque, está o pato mergulhão, uma das aves mais ameaçadas das Américas e uma das mais raras do mundo. O Cerrado é o bioma brasileiro com pouco conhecimento dos répteis que compõem sua fauna, no entanto há um destaque especial para a diversidade de invertebrados presentes no bioma, mas ainda pouco conhecida. Neste grupo se destacam os insetos, estimados em pelo menos 90 mil espécies – há na coleção da Embrapa Cerrados aproximadamente 25 mil espécies do bioma, número em constante alteração, com novas inclusões. Esses animais também são influenciados pela sazonalidade do clima, variando as populações, conforme oferta maior de água e alimentos, ocasionados no período chuvoso.

Referências: 

Texto

http://cepfcerrado.iieb.org.br/qual-importancia-do-cerrado-para-biodiversidade-global/

https://www.deviante.com.br/noticias/a-biodiversidade-do-cerrado-brasileiro/

https://www.todamateria.com.br/cerrado/

https://ispn.org.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora-do-cerrado/

Imagens:

Google Imagens


2 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.