11 de agosto de 2021

A importância das algas para o meio ambiente

Texto escrito pelo aluno Thiago Oliveira de Paula

 Figura 1: Algas marinhas.

Fonte: http://biomarkan.com.br/de-onde-vem-o-oxigencio-que-respiramos/

As algas são organismos eucariotos fotoautotróficos relativamente simples. Geralmente são aquáticos e maior parte é encontrada nos oceanos, sua localização depende de algumas condições ambientais como comprimento de onda de luz ideal, das superfícies sobre as quais elas crescem e demanda de nutriente.

 As algas são muito importantes na cadeia alimentar aquática, pois possuem capacidade de fixação de dióxidos de carbono (CO2 ) em moléculas orgânicas que são consumidas pelos quimio-heterotróficos. Como o oxigênio molecular (O2 ) é um subproduto de sua fotossíntese e sendo a Terra coberta por 75% de sua superfície com agua, estima-se que, cerca de 80% do oxigênio molecular disponível na atmosfera derivam-se se algas marinhas, principalmente as planctônicas.

As algas possuem característica de ser um indicador ambiental. Um aumento desproporcional de populações de certas espécies pode indicar desequilíbrio naquele ambiente aquático. Algumas algas se desenvolvem facilmente sob altas concentrações de matéria orgânica que são comumente encontradas nos esgotos domésticos e resíduos industriais podendo assim ser utilizado como um indicador de poluição.

Além dos benefícios ambientais, as algas podem trazer diversas vantagens para o ser humano. Em países, principalmente do oriente, as algas fazem parte da alimentação diária. Elas são fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais e dentre as mais consumidas destaca-se as algas vermelhas (Rhodophyta) e as algas pardas (Phaeophyta). O uso medicinal de algas em países como China, Japão e Coreias esta vinculado diretamente à cura e prevenção de doenças e seu uso se estende até a indústria farmacêutica na produção de medicamentos que combatem doenças como asma, bronquite, verminoses, artrite, hipertensão, entre outros. O ágas, os alginatos e os carragenanos são coloides extraídos de algas marinhas e são usadas em larga escala em laboratórios ligados a  biotecnologia e de estudos de biologia celular. Outros setores da indústria utilizam algas em seus processos, como a indústria de alimentos na produção de gelatinas e patês e na indústria de tintas e cosméticos.

Figura 2: algas usadas na alimentação.

Fonte: https://cookidoo.international/recipes/recipe/en/r382652

Outro importante produto derivado das algas é o petróleo. Grande parte do petróleo disponível à extração foi formada a partir de diatomáceas e outros organismos que viveram a milhões de anos atrás. Esses organismos foram sedimentados e expostos sob altas temperaturas geotérmicas e altas pressões resultaram na formação de depósitos de petróleo. Podemos observar que além de sua importância ambiental, as algas apresentam ampla utilidade que pode ser usados em beneficio humano de forma sustentável, sendo que diversas outras pesquisas vêm sendo desenvolvidas com intuito de usar racionalmente essas espécies.

Referencias:

TORTORA, Gerard J. Microbiologia. 12. Porto Alegre ArtMed 2017.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/algas-1-a-importancia-ecologica-e-economica-das-algas.htm


2 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.