Texto escrito pelo aluno Daniel Ferreira Sgrancio
A chuva ácida é basicamente um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio são lançados na atmosfera pela poluição e reagem com a água das chuvas e geram ácidos. Esse problema ocorre principalmente pela queima de combustíveis fosseis em indústrias e em automóveis. No Brasil esse problema é bastante comum nas grandes metrópoles. Nas duas últimas décadas, foram desenvolvidas pesquisas voltadas para investigação desse problema. Além das nossas maiores metrópoles, outras áreas em nosso território também já registram sintomas dos efeitos emanados das chuvas ácidas, como na região carbonífera de Santa Catarina, nos arredores dos polos industriais de Paulínia, em São Paulo, na área industrial de Ipatinga, em Minas Gerais, além da região do Polo Petroquímico de Camaçari, no Estado da Bahia.
Figura 1- Esquema de como ocorre à chuva acida
A chuva ácida também pode ter origem natural. Os principais geradores naturais de chuva ácida são os vulcões, que emitem à atmosfera gases, partículas, compostos de enxofre e poeira; e os processos biológicos ocorridos nos solos, pântanos e oceanos, além da respiração animal e vegetal.
Para entender a gravidade desse fenômeno temos que estudar o que são os óxidos e quais estão presentes na chuva acida, pois bem óxidos são compostos inorgânicos binários (quando são formados por dois elementos químicos diferentes) que têm o oxigênio como elemento mais eletronegativo. Entre eles, temos uma classe que são os óxidos ácidos, que são chamados assim porque reagem com a água, gerando ácidos, e também reagem com bases, formando água e sal.
Os principais óxidos ácidos lançados na atmosfera e que reagem com a água das chuvas, produzindo as chuvas ácidas, são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2). Os mais perigosos são os óxidos de enxofre, uma vez que eles reagem com a água e forma o ácido sulfúrico, o mesmo ácido usado em baterias de automóveis, que é um ácido muito forte.
S(s) + O2(g) → SO2(g)
SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq) (Ácido sulfuroso)
SO2(g)+ ½ O2(g) → SO3(g)
SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq) (Ácido sulfúrico)
Os óxidos de nitrogênio reagem com a água da chuva, formando o ácido nítrico (HNO3) e o ácido nitroso (HNO2), que, ao longo do tempo, podem causar certo impacto ambiental.
N2(g) + 2 O2(g) → 2 NO2(g)
NO2(g) + H2O(l)→ HNO2(aq) + HNO3(aq)
Figura 2- Esquema 2 que mostra os principais malefícios da chuva acida.
Figura 3– Vegetação em Cubatão (SP) apresenta sinais que foi atingida pela chuva ácida
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-chuva-acida.htm
https://escolaeducacao.com.br/chuva-acida/
http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/14/a_importancia_do_estudo_das_chuvas_acidas.pdf
Imagens:
https://conhecimentocientifico.r7.com/o-que-e-a-chuva-acida/
https://www.google.com/search?source=univ&tbm=isch&q=chuva+acida+imagens&sa=X&ved=2ahUKEwiGmpmLl_DxAhWbqZUCHd1gCmQQ7Al6BAgFEE0&biw=1366&bih=657#imgrc=2syOP48fFj_M0M
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/01/cetesb-confirma-que-chuva-acida-atingiu-cubatao-apos-vazamento.html
Muito bom! 👏👏👏
ResponderExcluir🚆💚
ResponderExcluirÓtima informação! Parabéns a todos os envolvidos!
ResponderExcluirParabéns ��,mto boa a informação.
ResponderExcluirParabéns Daniel, ótimo texto! Muito bem informado!
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
ResponderExcluir