Texto escrito pela aluna Anna Carolina de Souza Santos
As cidades sustentáveis são aquelas cujos padrões de vida, produção e consumo baseiam-se em uma combinação de aspectos econômicos e socioambientais. Ou seja, são cidades onde são adotadas políticas públicas e ações que impactam positivamente a sustentabilidade, e isso pode ocorrer dentro de vários setores, tais quais mobilidade, matriz energética, educação e gestão de resíduos, etc.
São cidades que buscam estar de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Vale ressaltar que existe um site chamado Programa Cidades Sustentáveis (PCS) no qual as cidades podem se cadastrar e receber orientações para se tornarem cada vez mais sustentáveis.
O PCS possui 12 eixos, sendo eles:
1. Ação local para a saúde
2. Bens naturais comuns
3. Consumo responsável e opções de estilo de vida
4. Cultura para a sustentabilidade
5. Do local para o global
6. Economia local, dinâmica, criativa e sustentável
7. Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida
8. Equidade, justiça social e cultura da paz
9. Gestão local para a sustentabilidade
10. Governança
11. Melhor mobilidade, menos tráfego
12. Planejamento e desenho urbano.
Os eixos podem ser melhor destrinchados no site do PCS. Visando atender a esses eixos, algumas características das cidades sustentáveis são: possuir um sistema eficiente de coleta e reciclagem de todos os resíduos produzidos, evitando a poluição da água, ar e solo; bem como um sistema de preservação da água potável. Além disso, estimulam a criação e utilização de sistemas e fontes de energia renováveis; bem como ações para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa.
A consultoria Arcadis e o Centro de Economia e Business Research, do Reino Unido elaboraram um ranking com as cidades mais sustentáveis do mundo, sendo que Zurique (Suíça) ocupa o primeiro lugar. A cidade é referência em reciclagem e reaproveitamento do lixo, tendo inclusive um projeto de cobrança dos sacos de lixos e sacolas plásticas, o que faz com que a população produza menor quantidade de resíduos, visando economizar. Além disso, Zurique possui uma rede de transporte público eficiente. Cerca 32% dos deslocamentos são feitos nos transportes públicos oferecidos pela cidade e 42% é a pé ou em bicicletas.
Munique, na Alemanha, ocupa o décimo lugar e possui uma meta ambiciosa se tornar a primeira cidade a ter a demanda energética totalmente suprida por fontes sustentáveis. A cidade já é reconhecida pela qualidade de vida dos habitantes.
No ranking nacional, Curitiba (Paraná) ocupa o primeiro lugar. Seu plano diretor começou a ser aplicado em 1970, e foca em transporte público, redução da emissão de gases de efeito estufa, gestão de resíduos eficiente e reciclagem do lixo. Assim, a qualidade de vida da população aumenta e a cidade se enquadra nos padrões mundiais de sustentabilidade.
Outras cidades brasileiras que estão no caminho da sustentabilidade são: Londrina/PR; João Pessoa/PB; Paragominas/MG; Santana do Parnaíba/SP e Extrema/MG. Estes exemplos mostram que a realidade das cidades sustentáveis está cada vez mais próxima como um todo, e que o esforço deve partir não apenas de entidades governamentais, mas de todos os cidadãos que desfrutam das cidades. Ter o conhecimento sobre essa temática é o primeiro passo, assim, ficam as referências da elaboração deste texto como sugestões de leitura.
Referências
7 EXEMPLOS de cidades sustentáveis e o que aprender com elas. Inovação - Sebrae, [s.d.]. Disponível em: < https:/inovacaosebraeminas.com.br/7-exemplos-de-cidades-sustentaveis-e- o-que-aprender-com-elas/>. Acesso em: 09 jul. 2021.
BEZERRA, Juliana. Cidades Sustentáveis: conceitos e características. Toda Matéria, 2021. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/cidade-sustentavel/>. Acesso em: 09 jul. 2021.
CIDADES SUSTENTÁVEIS. Programa Cidades Sustentáveis - PCS, [s.d.]. Página Eixos do PCS. Disponível em: < https://www.cidadessustentaveis.org.br/institucional/pagina/eixos-do- pcs>. Acesso em: 09 jul. 2021.
CIDADES sustentáveis: o que são, características + Exemplos. Blog FIA, 2020. Disponível em: < https:/fia.com.br/blog/cidades-sustentaveis/>. Acesso em: 09 jul. 2021.
GUERRA, Bruna. Cidades sustentáveis: o que são e quais suas características. Meio Sustentável, 2019. Disponível em: < https://meiosustentavel.com.br/cidades-sustentaveis/>. Acesso em: 09 jul. 2021.
MAULEN, Isabela et al. ODS 11: cidades e comunidades sustentáveis. São Paulo, 2019. Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Economia FEA/PUC-SP. Disponível em: < https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/eventos/bisus/5-cidades-sustentaveis.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2021.
O que é uma cidade sustentável e como contribuir para sua preservação? Ecotelhado, 2020. Disponível em: < https:/ecotelhado.com/o-que-e-uma-cidade-sustentavel-e-como-contribuir- para-sua-preservacao/>. Acesso em: 09 jul. 2021.