15 de junho de 2021

Agricultura Sustentável e Alternativa

     Texto escrito pela aluna Graziele Costa Cardoso


  A agricultura é extremamente importante no que diz respeito ao suprimento das necessidades tanto humana quanto dos animais, bem como sendo detentora em grande parte da movimentação econômica do mundo. Quando pensamos na agricultura tradicional e/ou moderna, esta tem práticas muitas vezes invasivas que prejudicam tanto o meio ambiente quanto a saúde, tendo em vista que a crescente utilização de agrotóxicos vem sendo assunto questionado em pesquisas de saúde pública, relacionando o uso de alimentos contaminados com os agrotóxicos à algumas doenças.


 Contudo, quando o assunto é o meio ambiente, é imprescindível dizer que a agricultura tradicional degrada o solo, contaminando-o, desequilibrando assim o meio ambiente. Uma solução, ou até mesmo uma tentativa de minimizar os danos, são as práticas e técnicas de cultivo da terra que respeita o ambiente, sem agredi-lo de forma que a produção de alimentos ocorra de forma natural sem contaminação química. Essa prática é conhecida como Agricultura Sustentável e alternativa. 

Alguns conhecem também como Agroecologia, Agricultura Orgânica, dentre outras, mas é importante salientar que as demais citadas não tem exatamente os mesmos conceitos mas sim os objetivos em comum, como por exemplo, a diferença de Agricultura Sustentável X Agricultura Orgânica, onde se diferem na busca de minimizar os prejuízos ambientais (prática sustentável) e cultivo livre de produtos quimicamente sintéticos (prática orgânica), ou seja, na primeira há uma busca maior pela preservação do ambiente, já a outra a preocupação é com os alimentos ser saudáveis sem a intensa preocupação da preservação. Mas elas em um todo, tem como principais vantagens a produção de alimentos sem a presença de agrotóxicos, na sustentável evita o desperdiço dos recursos causando baixo impacto ambiental, isso tudo faz com que o equilíbrio do meio ambiente seja mantido.

 As desvantagens se baseiam na discriminação dessa prática pois é pouca difundida, visto que, há uma menor produtividade e alto custo para implantação em grande escala pois além dos alimentos serem mais caros para o consumidor, economicamente os países buscam alimentos que façam o desenvolvimento econômico desencadear e ter ascensão. 

Referências: 

Texto:

https://www.suapesquisa.com/meio_ambiente/agricultura_alternativa.htm 

https://medium.com/centro-paranaense-de-refer%C3%AAncia-em-agroecologia/agricultura-sustent%C3%A1vel-os-modelos-alternativos-a19b90c2e565

https://www.fragmaq.com.br/blog/meio-ambiente/conheca-as-vantagens-e-desvantagens-da-agricultura-organica/

https://meiosustentavel.com.br/agricultura-sustentavel/


Imagens:

https://cienciainformativa.com.br/agricultura-sustentavel-e-agricultura-organica/

https://blog.7mboots.com.br/2020/01/06/5-dicas-para-promover-a-agricultura-sustentavel-e-transformar-a-sua-lavoura/

https://www.mundocoop.com.br/agrocoop/estudo-aponta-crescimento-da-agricultura-sustentavel-no-brasil.html

https://share.america.gov/pt-br/com-bilhoes-de-pessoas-para-serem-alimentadas-agricultura-sustentavel-nao-e-um-luxo/


3 comentários:

Este espaço é livre para que os leitores manifestem suas opiniões, dúvidas e sugestões. Responderemos o mais rápido possível.