17 de junho de 2021

17 de junho: Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

 Texto escrito pela aluna Camila Silva Ferreira

As terras secas, submetidas à influência de climas áridos, semiáridos e subúmidos secos, de acordo com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, concentram 41,3% da superfície emersa do planeta e 35,5% da população global. Essas terras, são afetadas pelos mais variados vetores de pressão sobre os seus recursos naturais, especialmente a água, o solo e a biodiversidade e além disso apresentarem os maiores índices de pobreza. Consequentemente, são nesses ambientes que ocorre o processo de desertificação, resultante da degradação da terra por variações climáticas e as atividades humanas (CGEE, 2016).

Para promover a sensibilização pública relativas à cooperação internacional no combate à desertificação e os efeitos da seca e aumentar estratégias para melhorar a produtividade do solo e a gestão sustentável dos recursos terrestres e hídricos, é celebrado, no dia 17 de junho, desde 1995, o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, instituído pelas Nações Unidas.

Referências
CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Desertificação, degradação da terra e secas no Brasil. 2016. Disponível em:  <https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/DesertificacaoWeb.pdf>

URBANI, Luisa. Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação. Disponível em:  <https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2018-06/dia-mundial-combate-seca-desertificacao.html>

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/deserto-seca-desidratado-279862/

15 de junho de 2021

Agricultura Sustentável e Alternativa

     Texto escrito pela aluna Graziele Costa Cardoso


  A agricultura é extremamente importante no que diz respeito ao suprimento das necessidades tanto humana quanto dos animais, bem como sendo detentora em grande parte da movimentação econômica do mundo. Quando pensamos na agricultura tradicional e/ou moderna, esta tem práticas muitas vezes invasivas que prejudicam tanto o meio ambiente quanto a saúde, tendo em vista que a crescente utilização de agrotóxicos vem sendo assunto questionado em pesquisas de saúde pública, relacionando o uso de alimentos contaminados com os agrotóxicos à algumas doenças.


 Contudo, quando o assunto é o meio ambiente, é imprescindível dizer que a agricultura tradicional degrada o solo, contaminando-o, desequilibrando assim o meio ambiente. Uma solução, ou até mesmo uma tentativa de minimizar os danos, são as práticas e técnicas de cultivo da terra que respeita o ambiente, sem agredi-lo de forma que a produção de alimentos ocorra de forma natural sem contaminação química. Essa prática é conhecida como Agricultura Sustentável e alternativa. 

Alguns conhecem também como Agroecologia, Agricultura Orgânica, dentre outras, mas é importante salientar que as demais citadas não tem exatamente os mesmos conceitos mas sim os objetivos em comum, como por exemplo, a diferença de Agricultura Sustentável X Agricultura Orgânica, onde se diferem na busca de minimizar os prejuízos ambientais (prática sustentável) e cultivo livre de produtos quimicamente sintéticos (prática orgânica), ou seja, na primeira há uma busca maior pela preservação do ambiente, já a outra a preocupação é com os alimentos ser saudáveis sem a intensa preocupação da preservação. Mas elas em um todo, tem como principais vantagens a produção de alimentos sem a presença de agrotóxicos, na sustentável evita o desperdiço dos recursos causando baixo impacto ambiental, isso tudo faz com que o equilíbrio do meio ambiente seja mantido.

 As desvantagens se baseiam na discriminação dessa prática pois é pouca difundida, visto que, há uma menor produtividade e alto custo para implantação em grande escala pois além dos alimentos serem mais caros para o consumidor, economicamente os países buscam alimentos que façam o desenvolvimento econômico desencadear e ter ascensão. 

Referências: 

Texto:

https://www.suapesquisa.com/meio_ambiente/agricultura_alternativa.htm 

https://medium.com/centro-paranaense-de-refer%C3%AAncia-em-agroecologia/agricultura-sustent%C3%A1vel-os-modelos-alternativos-a19b90c2e565

https://www.fragmaq.com.br/blog/meio-ambiente/conheca-as-vantagens-e-desvantagens-da-agricultura-organica/

https://meiosustentavel.com.br/agricultura-sustentavel/


Imagens:

https://cienciainformativa.com.br/agricultura-sustentavel-e-agricultura-organica/

https://blog.7mboots.com.br/2020/01/06/5-dicas-para-promover-a-agricultura-sustentavel-e-transformar-a-sua-lavoura/

https://www.mundocoop.com.br/agrocoop/estudo-aponta-crescimento-da-agricultura-sustentavel-no-brasil.html

https://share.america.gov/pt-br/com-bilhoes-de-pessoas-para-serem-alimentadas-agricultura-sustentavel-nao-e-um-luxo/


10 de junho de 2021

Ecossistemas: Importância da preservação

 Texto escrito pela aluna Ester de Mattos Lorentz Portugal


Você sabe o que é Ecossistema?

Ecossistema é um conjunto de comunidade que vivem em um local e interagem entre si e como meio ambiente. Como por exemplo um aquário autossuficiente. Esse por sua vez possui plantas, peixes e água. Ou seja, todos os componentes necessários para formar um ecossistema.

Mas, quais seriam esses componentes? 

Um ecossistema é formado pelo meio biótico e abiótico. O meio biótico são os seres vivos, como plantas e animais, já o meio abiótico são os considerados “sem vida”, dentre eles o solo, a atmosfera, a luz e a água. Mesmo sem vida, são muito importantes, pois são fundamentais para a manutenção do planeta. Eles garantem a sobrevivência das espécies, atuando, inclusive, no metabolismo dos seres vivos, como é o caso da água.

E por que devemos protegê-lo?

Os ecossistemas desempenham funções que nos permitem viver. Como purificação da água e do ar, também ameniza os fenômenos violentos do clima, promove a decomposição do lixo, gera solos férteis, controla a erosão, permite a reprodução de vegetais através da polinização e dispersão de sementes, controla pragas, realiza a captação do carbono por meio do crescimento da vegetação, dentre outros “Serviços ambientais”, nome dados aos processos que a natureza realiza através dos ecossistemas com a finalidade de sustentar toda a vida na Terra. 

E como podemos proteger os ecossistemas? 

Podemos seguir algumas dicas como as descritas abaixo:

1- Preservar as árvores;

2- Cuidar bem dos recursos d’água;

3- Comprar apenas o necessário;

4- Reduzir o consumo de energia;

5- Cuidar bem do seu lixo.

Essas são pequenas ações que quando feitas com constância e por uma grande quantidade de pessoas, permite que os ecossistemas sejam preservados, e, consequentemente que a vida seja preservada! 

Então fica o convite: VAMOS PRESERVAR A VIDA! 


Referências

CASARTELLI, Mayara Ribeiro. Por que devemos proteger os ecossistemas? Disponível em: <http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/pgibt/2013/04/mayara.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021. 

SANTOS, Vanessa. O que é ecossistema? Brasil Escola. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-ecossistema.htm> Acesso em: 07 de jun. 2021. 

SANTOS, Vanessa Sardinha. 10 dicas importantes para preservar o meio ambiete. Mundo Educação. Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/10-dicas-importantes-para-preservar-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 07 jun. 2021.