19 de outubro de 2021

O que é poluição atmosférica, visual, sonora e luminosa?

 Texto escrito pela aluna Ester Cordeiro

Quatro tipos de poluição e seus impactos para a sociedade:

Poluição atmosférica

É causada pela contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e energia, considerados poluentes para a atmosfera.  O que acarreta as pessoas a problemas respiratórios, devido essa poluição. A poluição do ar está mais nos grandes centros urbanos. 

Figura 1: Poluição atmosférica

Fonte: Casa Vogue, 2021.

Poluição visual e sonora 

Aonde se tem aglomeração de pessoas, certamente a poluição visual e sonora está presente, são problemas enfrentado nos espaços urbanos. Comum nas cidades maiores, a grande quantidade de publicidade e a comunicação visual, como placas, banners, outdoors e entre outros, está então presente a poluição visual, sendo prejudicial no desenvolvimento de desconforto e estresse na população. A poluição sonora são os excessos de ruídos, que trazem desconforto e problemas de saúde.

Figura 2: Poluição visual e Sonora: Times Square, Nova York, Estados Unidos

Fonte: Toda Matéria 

Poluição luminosa

O excesso de luminosidade nas cidades é causado pelo grande número de luzes artificiais instaladas, como iluminação pública, anúncios publicitários luminosos, sinalizações, luminárias externas e entre outras, levando a ocorrência de situações prejudiciais espécies vegetais e animais, incluindo os humanos. A perturbação das condições naturais de luz e escuridão influencia em vários fatores do comportamento de animais e plantas, como a planta a luz excessiva pode forçá-las a realizar fotossíntese e provocar seu crescimento de forma anormal, levando a desorientação das abelhas também impacta negativamente no desenvolvimento da flora, uma vez que a polinização das plantas fica comprometida. E também o impacto de maior consumo da energia elétrica, sendo que existe uso de energia não renováveis para essa luminosidade. 

Figura 3: Poluição luminosa 

Fonte: Engepoli Sistemas Sustentáveis.

Referências

Figura 1: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Cidade/noticia/2021/02/poluicao-atmosferica-e-epidemia-silenciosa-que-mata-51-mil-brasileiros-por-ano-e-custa-bilhoes-diz-relatorio.html.

Figura 2: https://www.todamateria.com.br/poluicao-visual/.

Figura 3: https://engepoli.com/poluicao-luminosa/.

GONZALEZ, Amelia. Poluição do ar mata 7 milhões por ano, a maioria em países pobres, diz OMS. G1, Blog Nova Ética Social, maio.2018 Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/poluicao-do-ar-mata-7-milhoes-por-ano-maioria-em-paises-pobres-diz-oms.html>. Acesso em: 07/07/2021.

QUEIROZ, Luiza. Poluição atmosférica é 'epidemia silenciosa' que mata 51 mil brasileiros por ano e custa bilhões, diz relatório. Casa Vogue, fev.2021. Disponível em: <https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Cidade/noticia/2021/02/poluicao-atmosferica-e-epidemia-silenciosa-que-mata-51-mil-brasileiros-por-ano-e-custa-bilhoes-diz-relatorio.html >. Acesso em: 07/07/2021.

Listamos os 7 principais tipos de poluição e seus impactos para a sociedade. Blog BRK Ambiental. Disponível em: < https://blog.brkambiental.com.br/tipos-de-poluicao/ >. Acesso em: 07/07/2021.


11 de outubro de 2021

Dia Mundial para a Prevenção de Desastres Naturais e Dia do Mar

Texto escrito pela aluna Larissa Gonzaga

Dia Mundial para a Prevenção de Desastres Naturais


Instituído, em 1989, pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais surgiu como forma de promover uma cultura global de consciência de risco e redução de catástrofes.

Um desastre natural ocorre quando um evento físico provoca direta ou indiretamente danos que podem afetar um indivíduo, uma comunidade ou um país. Desabamentos, erosões, furacões, alagamentos e inundações são desastres naturais que marcam, com tristeza, a rotina do planeta. Trazem prejuízos econômicos, humanos e a degradação ambiental.

O objetivo dessa comemoração é alertar a população e gerar uma reflexão sobre o tema, criando uma sociedade mais consciente e responsável. Já que os desastres naturais podem comprometer cidades inteiras, colocar em risco a população humana e também populações de animais e plantas.

Principais causas dos desastres naturais:

  • Pressão que a sociedade exerce sobre o ambiente: quando água e ambiente estão em perigo devido às ações humanas;
  • Vulnerabilidades econômicas, políticas e sociais: países subdesenvolvidos e países emergentes são muito mais vulneráveis do que os países desenvolvidos.

O que podemos fazer para prevenir os desastres naturais?

  • Plantar árvores: se plantarmos árvores numa encosta, as árvores reduzirão avalanches, manterão o solo fértil e vão parar ou diminuir as enxurradas;
  • Evite enchentes: mantenha limpo os ralos e calhas. Não jogue lixo ou entulho nos bueiros, rios e galerias.

Dia do Mar

Ao falar sobre o dia doze de outubro, o que vem na cabeça da maioria das pessoas é o dia das crianças e o dia de Nossa Senhora Aparecida. Mas o dia do Mar também é comemorado nessa data. 

E por ser algo tão importante para os seres humanos, são poucas as pessoas que associam o dia 12 ao Dia do Mar.

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta pelo mar, que representa uma importante fonte de alimento, emprego e energia. Sendo assim, as questões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental em relação a esse dia.

Quais os benefícios dos mares e oceanos em nossa vida?

  • Produção de oxigênio – mais de 50% do oxigênio que respiramos vem de algas marinhas.
  • Fornecimento de alimento – a pesca marinha produziu, em 2020, cerca de 170 milhões de toneladas de peixe para consumo. 
  • Influencia no regime de chuvas – a água que evapora dos oceanos é transportada por ventos e pode influenciar as chuvas do continente, como na Amazônia.

Referências:

https://sincomercio.org/12-de-outubro-dia-mundial-para-prevencao-dos-desastres-naturais  

https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/dia-do-mar-e-do-combate-aos-desastres-naturais-204 

https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2018/08/oceano-alimento-mundo-crescimento-planeta-mares-peixes-pescaria-aquicultura 

https://www.calendariobr.com.br/dia-do-mar#.YWO7UNrMKt8