18 de junho de 2015

15 de junho de 2015

Lixo Eletrônico

Olaa galera do vagão..

Alguém sabe me responder o que e um lixo eletrônico?

Bem lixo eletrônico são equipamentos também conhecidos como e-lixo, que não podem mais ser reaproveitados, como por exemplo: computadores, aparelhos celulares, notebooks, impressoras, câmeras digitais, Mp3 player, CD, baterias, entre outros.
São considerados e-lixo também artigos elétricos, como geladeiras, micro-ondas, e o que mais você usar em casa que, descartamos de forma inadequada, que podem poluir o planeta.


De acordo com a ONU estima-se que no Brasil, por ano, são descartados:
  •  96,8 mil toneladas de computadores
  • 115 mil toneladas de geladeiras
  • 17,2 mil toneladas de impressoras
  • 2,2 mil toneladas de celulares (só perde para a china)
  • 0,7 quilos por pessoa, ao ano, de aparelho de TV.

 ISSO TORNOU UM PROBLEMA DE TODOS NÓS!

A lei n° 12.305/10 – Politica Nacional de Resíduos Sólidos – vem para tentar minimizar esse problema uma vez que agora a responsabilidade pela destinação será compartilhada entre governo, fabricantes, revendedores e consumidores.  

IMPACTOS DO E-LIXO

 Estes equipamentos são produzidos com substanciais nocivas, uma vez descartadas de forma inadequadas, em locais pouco apropriados como lixões e perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores:
  •  Contaminação por instalação de chumbo causa irritabilidade, lentidão de raciocino, insônia, alucinação e hiperatividade:
  • Contaminação por inalação e toque de mercúrio causa distúrbios renais e neurológicos, alterações genéticas e no metabolismo.

Onde Jogar? Descarte correto e reutilização


Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.
  • Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
  • Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.

(Fonte: natali.com.br / merececomentario.com)