28 de setembro de 2014

Vagão Nas Escolas

Nessa terça- feira (23), Ás 13h30, na Escola Estadual Tristão da Cunha Avenida Luiz Boali, n° 1495, no bairro Ipiranga, foi realizado uma reunião visando a implementação do projeto “Vagão Sustentável”, O projeto teve apoio de órgãos e instituições que buscam a conscientização das pessoas sobre a importância da sustentabilidade.
Durante a reunião tivemos a presença dos alunos do ensino DOCTUM, juntamente com a Isabel Cristina Marques, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da rede DOCTUM, onde apresentou o projeto “Vagão Sustentável”, enquanto que o sócio proprietário da reciclagem União Wagner Bouzon, comentou sobre o investimento da empresa em educação ambiental e sustentabilidade.
Fonte:  Jornal Diário de Teófilo Otoni


27 de setembro de 2014

Aprenda a Fazer Um Jardim Vertical e Sustentável de Garrafas Pet!



A falta de espaço e paciência não é mais desculpa para você não criar um jardim espetacular, reaproveitando garrafas PET.



Ao instalar a horta vertical, prefira um local bem iluminado: próximo a janela ou a varanda do apartamento ou no caso de uma casa, prefira um muro bem amplo e iluminado. A terra deverá ser preparada com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio e as plantas escolhidas deverão ser aquelas com raízes mais curtas.
Para você fazer é muito fácil, confira abaixo o que você irá precisar para construir um jardim vertical:


garrafas PET de dois litros (vazias e limpas);
tesoura;
corda de varal;
cordoalha (cabos de arame de aço);
barbante ou arame;
2 arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); e
terra e muda de planta.




Importante: Dê preferência a plantas de raízes
curtas como: Alface, coentro, hortelã, tomate-cereja, pimentas, cebolinha, alface e morango, elas se adaptam melhor ao tipo de recipiente e se desenvolvem com mais facilidade.

Modo De fazer:

A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte.
Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.


Agora que aprendeu que tal fazer o seu jardim Vertical?

4 de setembro de 2014

Você Sabe o Que é Energia Renovável ?

     Energia Renovável é aquela originaria de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam e nem liberam poluentes para a atmosfera.
  Fonte:Imagem da Google
      Como exemplos de energia renovável, podemos citar:

Energia Solar

                                                                    Fonte:Imagem da Google

             A Energia solar e considerada renovável, pois ela e obtida pela luz do sol,que absorvida através do coletor solar,ou painel solar, que e implantado no telhado da casa. Essa energia e considerada econômica.
Energia eólica (dos ventos)

                                                                                   Fonte:Imagem da Google

             E a energia gerada através dos ventos.  A Aero geradores (grandes turbinas em forma de cata-vento) deve ser instalado em locais abertos e com grande quantidade de vento.

Energia hidráulica (dos rios)

   Fonte:Imagem da Google

           Muito usada no Brasil, é produzida a partir de usinas hidroelétricas construídas em rios.

Biomassa (matéria orgânica)

  Fonte:Imagem da Google

           Chamamos de biomassa todo material de origem orgânica. Esse tipo de produção de energia, além de ser renovável e não poluente, ainda pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

Geotérmica (calor interno da Terra)

  Fonte:Imagem da Google

          É gerada a partir da energia que vem do interior da terra, pois lá o calor pode chegar a até 50000C, produzindo água muito quente e muito vapor.

Mareomotriz (das ondas de mares e oceanos)

  Fonte:Imagem da Google

        

       É conseguida através dos movimentos das ondas do mar e das marés, em razão da força da gravidade que existe entre a Lua, a Terra e o Sol, o que provoca as marés. Para que se consiga captar essa energia, é necessário que se faça uma barragem formando um reservatório perto do mar.


Sabem quais são as vantagens da energia renováveis?

        Bem ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.